Consumir soja tem mais benefícios do que você imagina

"A ideia de que a soja pode produzir alterações hormonais em humanos foi desmistificada pela ciência. Além disso, estudos trouxeram resultados excelentes acerca desse alimento
Compartilhar:
A soja não faz mal a saúde, como muitos pensam. Na verdade, ela apresenta diversos benefícios. Confira por que você deve consumir soja:
Soja faz mal? - Fundo branco com desenho de dois grãos de soja. Do lado direito, um grão com assas e auréola de anjo brancas. Do lado direito, um grão com tridente, chifres, rabo e asinhas vermelhas.

Além de apresentar um excelente custo-benefício devido seu preço de mercado e suas diferentes ações no organismo, a soja também é uma excelente fonte de proteínas.

Essa leguminosa é rica em nutrientes, possui quantidades significativas de minerais como cálcio, cobre, ferro, fósforo e zinco, e vitaminas do complexo B. 

 

A SOJA FAZ MAL?

Apesar de ser cultivada há séculos nos seus países de origem, China e Japão, os estudos dessa planta são relativamente recentes. Pesquisas que datam não mais do que 40 anos foram relevantes para a criação do misticismo que existe acerca da soja. 

Foi descoberto nessas pesquisas que a leguminosa apresenta um composto bioativo chamado isoflavona. Sua estrutura química é bastante semelhante a dos estrógenos, os hormônios femininos, o que levou a isoflavona a ser conhecida como um fito-hormônio.

Essas percepções geraram a crença de que o composto possuía a mesma ação que o estrogênio. 

Essa confusão cresceu ainda mais quando outros estudos, utilizando uma quantidade excessiva de soja em ratos de laboratório, resultaram no desenvolvimento de anomalias hormonais nesses animais. 

Assim, as pessoas passaram a crer que as mesmas anomalias poderiam se apresentar em humanos. Mas essas doses seriam incabíveis em uma alimentação humana normal e balanceada.

Conforme mais estudos científicos foram realizados, foi possível comprovar, através de revisões bibliográficas (resultado de vários estudos compilados), que não há relação entre o consumo de soja em humanos e alterações hormonais. 

Sendo assim, verificou-se que é equivocada a ideia de que o grão aumenta os níveis de estrogênio nas pessoas! 

 

BENEFÍCIOS DA SOJA

Na verdade, o consumo da soja pode auxiliar na prevenção do desenvolvimento de vários tipos de câncer, como o de próstata, ovários, mama e intestino. 

Isso ocorre porque, sendo a molécula de isoflavona bastante parecida com o estrogênio, ela consegue se ligar ao receptor do estrogênio da mesma forma que o próprio estrogênio. 

No entanto, sua potência de ação é irrelevante, pois ao se ligar com o receptor, ela impede que o estrogênio natural do organismo se ligue e tenha uma ação muito potente.

Ainda, é possível citar outros diversos benefícios dessa planta extremamente nutritiva. Além de ser uma excelente fonte de proteína vegetal, a soja pode auxiliar na redução dos níveis de LDL (comumente conhecido como colesterol ruim), na manutenção da saúde dos ossos (por ser rica em cálcio) e no funcionamento do intestino.

Por ser rica em fibras do tipo solúveis e insolúveis, também pode prevenir doenças cardiovasculares, pois age no controle do acúmulo de gordura nas artérias.

 

E aí? Ficou mais tranquilo para inserir a soja no seu cardápio? Dê uma chance para ela!

Ainda vamos falar mais sobre ela aqui, abordando temas como:

-soja transgênica x soja orgânica;

-qual a melhor forma de consumir soja;

-proteína isolada de soja.

Fique ligado! 

 

Enquanto isso, que tal conhecer um marketplace repleto de produtos veganos? No Portal Vegano você encontra mais de 3.000 itens de diversos setores diferentes, como higiene, casa, alimentação, vestuário, pets e mais! Confira!

 

Fontes:

Sociedade Vegetariana Brasileira

Hospital Oswaldo Cruz

Por Millena Borges | Criado em: 13/10/2020
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Técnica em Controle Ambiental e graduanda em Jornalismo. Vegetariana em transição para o veganismo.
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616