12 Motivos Para Acender Incenso na Sua Casa

O ato de queimar incenso tem sido um ritual importante desde os tempos antigos. Hoje, paramos para analisar a história por trás da prática, os componentes do incenso, e os benefícios de acendê-lo rotineiramente.
Compartilhar:
O ato de queimar incenso tem sido um ritual importante desde os tempos antigos. Hoje, paramos para analisar a história por trás da prática, os componentes
velas e incenso queimando em uma mesa de madeira

A história por trás do incenso

O incenso é uma substância que é queimada para produzir um cheiro perfumado. Na verdade, a palavra "incenso" é derivada da palavra latina para "queimar". 

O incenso tem muitas formas, mas na definição mais simples, é qualquer matéria vegetal que é queimada por suas propriedades aromáticas ou espirituais. 

A maioria das pessoas está familiarizada com os paus de agarbatti indianos, ou pequenos cones, mas até mesmo a matéria prima vegetal, como lascas de madeira de palo santo ou capim doce, pode ser considerada incenso. 

O incenso existe desde os tempos antigos - era usado em rituais religiosos no Egito antigo, na Babilônia e na Grécia. Ao longo dos séculos e até os dias de hoje, pessoas em todo o mundo têm usado o incenso por diversas razões, inclusive como um componente de práticas religiosas, uma ferramenta para combater odores desagradáveis, ou uma maneira de repelir demônios e espíritos malignos. 

O ato de queimar incenso tem sido um ritual importante desde os tempos antigos. Acredita-se que tenha tido origem no Egito no tempo do Velho Reino, uma vez que foi usado pelos padres para fumigar túmulos. O incenso tem uma longa história de ser usado em conjunto com cerimônias, rituais e ocasiões espirituais e religiosas.

A queima de incenso foi descoberta na Índia e no sul da Ásia já em 3300 AC. Usado junto com o culto e a oração, acreditava-se que a queima de incenso poderia afastar os maus espíritos enquanto purificava o ambiente.

Você sabe o que é aromaterapia? Confira o nosso artigo sobre o tema clicando aqui!

Há mais de 2.000 anos, o comércio de especiarias e incenso desempenhou um papel econômico significativo entre o leste e o oeste. Naquela época, a Rota do Incenso do Oriente Médio feriu seu caminho através do Oriente Médio até a região do Mediterrâneo, onde foi popularizada pelo Império Romano. Estima-se que 3.000 toneladas de incenso percorriam esta rota a cada ano. 

dois paus de incenso acesos em um segurador de incenso

Do que é feito?

O incenso é normalmente composto de um material aromático que produz um aroma e um material de ligação combustível que o mantém unido em uma forma particular.

Os materiais aromáticos usados para fazer incenso são tipicamente vegetais e podem incluir uma variedade de resinas, cascas, sementes, raízes e flores.

Cruelty free: entenda o conceito e a sua importância clicando no nosso artigo por aqui!

Os ingredientes específicos utilizados no incenso podem variar de acordo com a região e o fabricante. Alguns exemplos específicos de ingredientes aromáticos que você pode reconhecer incluem:

  • Canela
  • Almiscarado
  • Myrrh
  • Patchouli
  • Sândalo
  • Cravo
Aromatizador de ambiente feito de incenso queimando e soltando fumaça

O material de ligação combustível encontrado no incenso é o que o acende, permitindo que o incenso queime e produza fumaça. Os materiais utilizados variam, mas podem incluir coisas como carvão vegetal ou pó de madeira.

Tradicionalmente, o incenso era feito com resinas de árvores, ervas aromáticas e plantas lenhosas. No mercado de incenso comercial atual, é muito mais difícil encontrar algo feito com materiais de alta qualidade. Muito do incenso encontrado nas prateleiras das lojas hoje em dia é uma combinação de fragrâncias artificiais e plantas colhidas de forma insustentável.

A curto prazo, as fragrâncias sintéticas são conhecidas por causar dores de cabeça e irritações na pele, mas podem ter efeitos adversos ainda mais graves em nossa saúde a longo prazo.

Quando queimadas, elas enchem sua casa com parabenos transportados pelo ar. Estas substâncias são conhecidas por serem substâncias químicas desreguladoras do sistema endócrino, o que significa que elas têm impactos negativos sobre nossos níveis hormonais.

Confira a nossa seleção de fragrâncias naturais clicando aqui

O ritual

Os paus de incenso são comuns há muito tempo em muitas casas, templos e centros ayurvédicos do sul da Ásia. Shrank Hla Holecek, fundadora do selo de beleza e bem-estar Uma, foi exposta pela primeira vez à queima de incenso nos templos onde ela foi criada na Índia. "Isso realmente toca todos os aspectos de nossas vidas", disse ela e acrescentou, "não passo um único dia sem sentir o cheiro do incenso queimado em minha casa".

No reino da espiritualidade, o incenso é uma ferramenta usada para limpar a energia em um espaço, segundo Lala Lopez, a dona do Mothball Memoirs. 

Confira tudo o que você precisa saber sobre alimentação vegana pelo nosso guia!

Bandeja cinza de porcelana segurando velas, incenso, e um livro sobre Ikigai

Dentro de algumas culturas, ele desempenha um papel significativo em cerimônias e tradições. Por exemplo, queimar incenso em túmulos para adorar os deuses era fundamental no antigo Egito. Gregos e romanos usavam-no para repelir demônios e espíritos malignos. As religiões orientais frequentemente o utilizam como uma forma de honrar os antepassados. 

"Não se trata apenas do ritual de acender o incenso, mas é toda a experiência sensorial", disse a Sra. Lopez. O incenso vegetal, que contém madeiras secas, ervas, especiarias, resinas e cascas é uma parte fundamental de seu estilo de vida. 

Ela disse que o usa para "limpar a energia" em sua casa, em novos itens que compra on-line, quando volta de ver as pessoas e até mesmo quando quer mudar seus próprios sentimentos negativos.

Como queimar incenso?

Não há nada tão calmante como o aroma fresco e relaxante de um incenso em chamas. Um bastão de incenso pode aliviar seu humor e pacificar seu espírito. Entretanto, você deve ser extremamente cuidadoso ao acender um bastão de incenso.

Bem, talvez isto se deva ao fato de que uma vara de incenso sem supervisão pode ser um grande perigo e pode até incendiar sua casa se não for devidamente cuidada.

Mas não se assuste! Tudo o que você precisa é de um pouco de cuidado, pois queimar um bastão de incenso é um processo fácil e sem esforço.

Para queimar o incenso, você primeiro o acende suavemente. Por exemplo, para queimar um bastão de incenso, você usaria um isqueiro ou um fósforo para acender a ponta. 

Uma vez acendido o incenso, você então apaga suavemente a chama, normalmente soprando-a. O incenso então brilhará e começará a produzir fumaça perfumada.

O tempo de queima do incenso varia de acordo com sua forma. Por exemplo, um bastão de incenso pode durar entre 50 e 90 minutos. Quando o incenso terminar de queimar, ele se extinguirá por si mesmo.

O incenso é naturalmente um risco de incêndio. De acordo com alguns fabricantes de incenso, você deve:

  1. Usar um queimador de incenso ou mantê-lo de pé ao queimá-lo. Isto ajudará a conter o incenso queimado e suas cinzas.
  2. Colocar os suportes de incenso sobre uma superfície resistente ao fogo.
  3. Nunca deixar o incenso queimando sem vigilância.

Já ficou com vontade de acender o seu? Clique aqui e confira a nossa seleção!

Práticas seguras

  1. Uma vara de incenso não é segura para jogar fora quando não está completamente extinta. Um bastão de incenso queimado que foi atirado descuidadamente para dentro do lixo pode rapidamente provocar um incêndio e causar um contratempo.
  2. Nunca mantenha os paus de incenso ao alcance de crianças, animais de estimação e bebês. Pode causar queimaduras graves e cicatrizes se tocado acidentalmente.
  3. É seguro evitar paus de incenso se você tiver qualquer distúrbio respiratório, como asma. Por favor, consulte seu médico.
  4. Alguns incensos têm efeitos alteradores da mente devido ao seu conteúdo de ervas. Verifique sempre os efeitos de seu incenso.  
  5. Nunca deixe um bastão de incenso aceso e desacompanhado em sua casa.
  6. Um bastão de incenso não deve ser consumido por via oral, não importa o que aconteça.
mulher meditando enquanto acende velas e incenso

Abaixo, elencamos os 12 principais motivos para você aderir a prática de acender incenso em sua casa: 

1) Relaxar e desapegar

Acenda um pouco de incenso, enrole no sofá com uma xícara de chá, um livro e um pouco de música. Alternativamente, tomar um banho e substituir as velas por um ou dois incensos. 

Fragrâncias suaves irão melhorar ainda mais este tempo, permitindo que você se dê tempo e espaço para longe dos aborrecimentos da vida cotidiana. Sândalo e Cedro são "fragrâncias calmantes", portanto, funcionam bem para o relaxamento geral.

Quer mais dicas sobre vida saudável? Clique aqui para saber mais sobre o nosso manual do veganismo! 

2) Reduzir estresse e ansiedade

Um passo acima do relaxamento - reduzir as atividades corporais como batimentos cardíacos e respiração. Além disso, incentive sua mente a parar de se preocupar e de correr de uma coisa para outra. 

Procure os sândalos mais puros e de melhor qualidade para isso. Lavanda e Alecrim são outras grandes escolhas aqui também.

3) Meditação

O incenso é amplamente usado em muitas práticas religiosas para aprofundar a atenção, elevar os sentidos e elevar o próprio espírito quando se pratica meditação. Tradicionalmente, o passar do tempo também era medido pela queima de paus de incenso de comprimento fixo.

Sândalo e Lotus são usados com mais frequência para a meditação - mas você escolhe o que lhe convém melhor. Idealmente, seria um que o transporta para o lugar que você precisa estar, sem tomar conta de seus pensamentos.

4) Espiritualidade

A queima de Incenso pode atuar como uma porta para a espiritualidade (formal ou informal) religião reconhecida ou secular. O incenso é e tem sido usado diariamente há milhares de anos em muitas religiões do mundo - hinduísmo, budismo e cristianismo.

O incenso de arruda, por exemplo, é usado para proteção espiritual, afastando inveja e mau olhado. Também é recomendado para atrair bons fluídos, abrir caminhos e dar força de liderança. Se achou que faz sentido para o seu momento, você pode adquirir o seu clicando aqui

5) Generosidade e mindfulness

Seja formal ou informal, religioso ou estético, você cria um bom carma iluminando um incenso como uma oferta. Uma maneira simples de fazer algo, sem expectativa de retorno. Um ato de generosidade e de soltura.

Faça disso uma atividade consciente e selecione um bastão de incenso de alta qualidade. Leve tempo e orgulho na preparação, selecionando seu bastão, sua taça de incenso e materiais de iluminação. Acenda, 'escute' a fragrância e relaxe.

6) Estimule a sua criatividade

Uma fragrância bem selecionada pode ser usada para melhorar suas próprias habilidades, estimular ideias e melhorar o desempenho mental. 

O incenso à base de capim-limão é conhecido por isso, assim como as fragrâncias como aromas cítricos, Gerânio e Ylang-Ylang.

7) Aumente o seu foco

Queimar fragrâncias determinadas ao trabalhar aumenta o seu foco e sua concentração. Menos intrusivas do que ter música tocando ao fundo, as fragrâncias têm um efeito mais sutil na mente e no corpo, tornando-as um parceiro perfeito para trabalhar, estudar ou se envolver em um hobby que requer foco detalhado. ?

8) Auxílio no sono

A insônia é uma aflição cada vez mais comum, especialmente em nossa sociedade moderna, sempre ligada e orientada para a interrupção.

A lavanda está especialmente associada a uma ajuda para dormir, assim como o Vetiver e a Camomila. 

9) Prática de Yoga

Ajuda a concentrar a mente e preparar o corpo, criando a atmosfera aromática correta. Fazendo uma atividade tão natural e saudável, você vai querer evitar qualquer coisa artificial, tóxica ou apenas uma simples distração. 

10) Medicinal

O efeito de bons aromas, gerados a partir de paus de incenso, tem demonstrado levantar a serotonina no cérebro. Como alternativa ao uso de drogas, métodos não-farmacológicos de criar serotonina no cérebro podem não apenas melhorar o humor, mas o fazem sem efeitos colaterais ou perigos de dependência. 

A serotonina é considerada um estabilizador natural do humor e ajuda no sono, na alimentação e na digestão. A serotonina também ajuda a reduzir a depressão, regular a ansiedade e reduzir as dores de cabeça.

Em resumo, a serotonina é boa e o incenso ajuda a fluir! A rosa é a número 1 em nossa lista de recomendações para este atributo. 

11) Cultive um novo interesse

Algumas pessoas bebem e apreciam vinhos finos - outras queimam incenso! Há uma viagem interessante a ser feita aqui com fragrâncias.

Qual você gosta, o que o motiva, o que mais o afeta? Transformar a queima de incenso em um interesse o encorajará a desacelerar, apreciar as coisas com mais detalhes, até mesmo aprimorar a sua capacidade de concentração e foco. Há muito a descobrir, aprender e apreciar.

12) Purificação do ar

Alguns ingredientes de base floral têm propriedades anti-bacterianas - tais como o Nag Champas. Além disso, o incenso é uma forma fácil, rápida e acessível de cobrir cheiros domésticos indesejados, como cozinhar, animais de estimação, roupas úmidas, etc. 

Os aromas de Cedro, Mirra e Citrus 'limpam' o ar, deixando para trás um frescor e um novo começo.

 

Agora, se você quiser ter experiência com várias destas propriedades, você pode aproveitar e ter o seu kit com 5 fragrâncias diferentes de incensos: Palo Santo, Alecrim, Canela, Arruda e Cravo.

Boas energias!

Por Portal Vegano | Criado em: 09/06/2022 | Editado em: 09/08/2023
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Marketplace especializado em produtos veganos. Consumo consciente, com amor e compaixão
No Portal você encontra:
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616