Intolerância ou Alergia? Lidando com Bebês APLV

Neste artigo, discutimos a descoberta de alergias e intolerâncias em bebês, e como os cuidadores podem lidar com a situação para minimizar o sofrimento de ambas as partes
Compartilhar:
Você desconfia que o seu bebê possa ser alérgico à proteína do leite de vaca ou intolerante à lactose? Neste artigo, discutimos a descoberta de bebês APLV,

bebê com macacão branco apoiada no berço

Muitas mães de primeira viagem lidando com um recém-nascido que chora muito, ou que tem muitos gases, já suspeitaram que seus bebês tenham algum tipo de intolerância ou alergia ao leite de vaca.

Se você está amamentando, você pode assumir que é o leite em sua dieta que está causando o lamento de seu pequeno. Se você está dando fórmula, pode assumir que é o leite de vaca presente na receita que está causando o problema. 

Festa Junina Vegana: confira o nosso cardápio com as melhores receitas! 

Se seu bebê parece reagir mal ao leite em pó para bebês ou ao seu leite, você provavelmente está se perguntando porque isso está acontecendo. Muitas pessoas pensam que a intolerância e a alergia à proteína do leite de vaca são a mesma coisa, mas não são. 

Alguns dos sintomas que eles causam podem ser semelhantes, por isso pode ser confuso. Ou pode não ser nenhuma dessas coisas. Seu pediatra ajudará a descobrir o que está acontecendo.

Embora seja uma das alergias mais comuns, as alergias ao leite ainda afetam apenas cerca de 2% a 7% dos bebês. Confundindo ainda mais a questão é que muitas pessoas desconhecem as diferenças entre uma alergia ao leite, uma intolerância ao leite e a intolerância à lactose.

Quais são as diferenças?

Com bebês APLV, o sistema imunológico de um bebê reage negativamente às proteínas do leite de vaca. Os bebês amamentados estão reagindo ao leite que sua mãe comeu (as proteínas do leite passam através do leite materno), enquanto os bebês alimentados por fórmula reagem às proteínas do leite da vaca na fórmula. Em ambos os casos, o sistema imunológico de um bebê vê as proteínas do leite da vaca como substâncias estranhas.

Existem dois tipos de APLV:

  1. Imediato - os sintomas começam tipicamente dentro de minutos depois da ingestão da proteína do leite de vaca
  2. Postergado - os sintomas começam tipicamente algumas horas, ou mesmo dias, depois da ingestão da proteína do leite de vaca

A intolerância ao leite, por outro lado, não tem nada a ver com as proteínas do leite de vaca ou com o sistema imunológico e, em vez disso, tem a ver com o sistema digestivo. Seu filho pode ter fezes soltas ou sangue nas fezes, horas ou dias depois.

Já conhece os suplementos essenciais para uma dieta vegana? Clique aqui que a gente explica!

Mãe e bebê brincando e segurando as mãos

A intolerância à lactose congênita é uma condição metabólica extremamente rara que também afeta o sistema digestivo. A intolerância à lactose (a lactose é um açúcar encontrado em produtos lácteos) se desenvolve mais comumente em crianças mais velhas e adultos.

Sintomas de bebês APLV

Em seus esforços para afastar os invasores, o corpo libera histamina e outros produtos químicos, que causam sintomas alérgicos no organismo.

  • Vômito
  • Gorfar frequentemente
  • Sinais de dor abdominal e cólicas
  • Choro excessivo e irritabilidade após alimentação
  • Diarréia
  • Sangue nas fezes
  • Urticária
  • Erupção cutânea escamosa
  • Tosse ou chiado
  • Olhos lacrimejantes e nariz entupido
  • Problemas respiratórios ou uma cor de pele azulada
  • Inchaço (especialmente da boca e da garganta)

A reação mais grave à alergia ao leite é chamada anafilaxia. Esta é uma reação potencialmente fatal que pode ocorrer rapidamente. 

Acredita-se que a alergia a alimentos (incluindo caseína no leite) seja a principal causa de anafilaxia fora do ambiente hospitalar. 

As pessoas que têm asma e alergias alimentares correm maior risco de complicações e morte se desenvolverem uma reação anafilática.

Sintomas como inchaço na boca, dor no peito, urticária ou dificuldade para respirar minutos após o consumo de um produto lácteo podem significar que você está experienciando uma reação anafilática e precisa de atendimento médico de emergência.

Criança tomando um copo de leite e sorrindo

Como diagnosticamos um bebê APLV? 

Se seu bebê tem sintomas de alergia ao leite ou de intolerância ao leite, consulte seu pediatra. Ele ou ela provavelmente irá verificar ambos com um exame físico, um exame das fezes de seu bebê, uma discussão sobre o histórico de alergias de sua família e/ou um teste de picada na pele.

O alergologista pode fazer testes cutâneos. Nestes, o médico colocará um pouco de proteína do leite sobre a pele e depois fará um pequeno arranhão nela. Se o seu filho reagir ao alérgeno, a pele irá inchar um pouco nessa área, como uma mordida de inseto. 

Se seu médico achar que seu bebê pode ter uma alergia ou intolerância ao leite, então provavelmente você será solicitado a eliminar o leite de sua dieta (se estiver amamentando) ou mudar para uma fórmula diferente para ver se os sintomas de seu recém-nascido melhoram.

Depois que seu bebê estiver sem leite de vaca por cerca de uma semana, o médico poderá pedir que você reintroduza o leite de vaca para ver se o bebê tem uma reação a ele.

Jarra enchendo um copo de leite sobre uma tábua de madeira

Descubra quais são as sete melhores marcas de chocolate vegano clicando aqui!

Como é realizado o tratamento?

Se verificar que seu recém-nascido é um dos 2% a 3% dos bebês que têm alergia ao leite, não se desespere. Muitas crianças superam a alergia ao leite por volta de 1 ano de idade e a maioria dos bebês com alergia ao leite superam a condição por volta dos 3 anos de idade.

Se seu bebê for alimentado por fórmula: Seu pediatra sugerirá a mudança para uma fórmula diferente. 

Como muitos bebês com alergia ao leite também são alérgicos à soja (e ao leite de cabra), o médico pode sugerir uma fórmula hipoalergênica com proteína hidrolisada, que tem proteínas do leite que já estão parcialmente quebradas, por isso é menos provável que cause uma reação.

Se você estiver amamentando: Seu pediatra provavelmente recomendará que você abandone os laticínios em sua dieta para ver se isso faz diferença para seu bebê. 

É claro que fazer uma grande mudança na sua dieta é provavelmente a última coisa em que você quer pensar ao lidar com um recém-nascido agitado, mas isso pode muito bem resolver o problema. 

Se você eliminar os laticínios, não deixe de conversar com seu médico sobre como garantir que você ainda esteja recebendo cálcio e outros nutrientes suficientes em sua dieta.

Você conhece os benefícios e propriedades da linhaça? Confira agora!

A intolerância à lactose

Seu filho pode ter um tipo diferente de reação ao leite de vaca, ou fórmula feita a partir dele, chamada de intolerância à lactose. Esta acontece quando o seu corpo não consegue digerir a lactose, que é um tipo de açúcar natural encontrado no leite.

Cerca de 70% das pessoas no mundo têm intolerância à lactose. Curiosamente, é mais comum entre as pessoas de etnias asiáticas, africanas e hispânicas.

Bebês e crianças pequenas também podem tornar-se temporariamente intolerantes à lactose depois de terem tido uma intoxicação alimentar, ou outras condições que comprometem a saúde intestinal. 

Alguns dos sintomas de intolerância à lactose são semelhantes aos de uma alergia ao leite de vaca. 

Os sintomas de intolerância à lactose em bebês incluem:

  • Gases
  • Diarréia
  • Estômago inchado
  • Gorfar frequentemente
  • Irritabilidade, choro e outros sintomas de cólicas
  • Dificuldade em ganhar peso

Seu pediatra ajudará a descobrir se seu filho é intolerante à lactose. Seu filho pode receber um teste de intolerância à lactose, que mede os níveis de açúcar no sangue antes e depois de tomar uma bebida com solução de lactose.

Se o teste confirmar a intolerância à lactose, seu filho provavelmente será encaminhado a um especialista, que lhe dará conselhos sobre quais alimentos e bebidas são adequados. 

Bebês e crianças pequenas precisam obter os nutrientes certos para garantir que eles cresçam e se desenvolvam adequadamente.

Se você estiver amamentando, pode ajudar se seu bebê tiver gotas de lactase substituta, o que facilita a digestão da lactose no leite materno.

A intolerância à lactose é frequentemente apenas temporária para muitos bebês e crianças pequenas. Seus sintomas muitas vezes melhoram dentro de algumas semanas. Neste ponto, é seguro começar gradualmente a trazer leite e laticínios de volta à sua dieta.

Levedura nutricional: o que é e para quê serve? Descubra mais clicando aqui!

Outra coisa?

Se o seu bebê ou criança pequena não lida muito bem com leite em pó, pode ser algo completamente diferente.

Alguns dos sintomas de intolerância à lactose e alergia ao leite são comuns em bebês por outras razões, por isso pode ser complicado descobrir o que está causando o problema.

Pode ser um refluxo. Isto ocorre quando seu bebê traz o leite de volta durante ou após uma mamada. A maioria dos bebês trazem leite de volta às vezes, mas para alguns bebês, pode acontecer muito e ser doloroso. Pode dar-lhes dor de barriga, fazer com que se sintam desconfortáveis e dificultar a alimentação e o ganho de peso.

Pode ser uma cólica. Isto é, quando o bebê chora muito e você não consegue entender o porquê. As cólicas podem tornar os bebês pardos e dar-lhes barrigas ventosas, que também podem ser sintomas de uma alergia ou intolerância ao leite.

Se seu bebê ou criança está tendo algum problema com a alimentação, não está engordando, ou está mostrando quaisquer outros sintomas que o preocupam, vá ao GP. Eles podem ajudar a descobrir qual é o problema e como resolvê-lo.

Quer descobrir como montar um prato vegano super saudável e nutritivo? Acesse o nosso post explicativo sobre!

Pessoa despejando leite vegetal no seu cereal

Vivendo como uma pessoa APLV ou Intolerante

Crie o hábito de verificar os rótulos dos alimentos para leite de vaca ou produtos lácteos. Além disso, pergunte ao seu médico se o leite de ovelha e de cabra é seguro. Para a maioria das pessoas com alergia ao leite, a resposta é não - as proteínas do leite de ovelha e de cabra são semelhantes às do leite de vaca e também causam uma reação.

Confira algumas receitas veganas rápidas e fáceis, que qualquer um pode fazer!

Encontre outras formas de obter vitaminas e minerais. Os produtos lácteos são uma importante fonte de cálcio, proteínas e vitaminas D e B12. Se você ou seu filho tem alergia ao leite, alimentos como brócolis, espinafres e produtos de soja podem ajudar a preencher o vazio. Um dietista registrado pode ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar bem equilibrado.

Experimente substitutos do leite. Beba leite de soja, arroz, aveia e amêndoas fortificados com cálcio e vitamina D. Procure sorvetes não lácteos, chocolate, queijo e iogurte. Use margarinas feitas com óleo vegetal ao invés de manteiga.

Tenha cuidado com os produtos kosher. Alguns podem conter proteína de leite, mesmo aqueles rotulados como "parve", que são considerados livres de leite sob as diretrizes kosher.

Fique longe de alimentos sem rótulos, como saladas, buffets e padarias. É mais provável que acidentalmente eles tenham seus ativadores de alergia neles.

Sempre leia os rótulos, mesmo em coisas que você compra toda semana. As empresas alimentícias mudam os ingredientes o tempo todo. Só porque algo foi seguro para você no passado, não significa que sempre será.

Pergunte ao seu pediatra sobre fórmulas seguras. Se você tiver um bebê com alergia ao leite, o médico pode sugerir uma fórmula extensamente hidrolisada, à base de caseína.

Evite leite fora da cozinha. Verifique os rótulos dos cosméticos, cremes e pomadas para ver se eles contêm leite de vaca em alguma forma. Alguns medicamentos também contêm soro de leite, que é feito de leite.

A maioria das pessoas com alergia ao leite tem sintomas que aparecem quando são bebês e os superam quando envelhecem.

Entretanto, algumas pessoas não superam esses sintomas e continuam a ser alérgicas quando adultas. 

É incomum desenvolver uma alergia às proteínas do leite mais tarde na vida. Entretanto, o desenvolvimento da intolerância à lactose tende a aumentar com a idade.

Os sintomas incluem inchaço, dor, gases, diarréia ou refluxo gastroesofágico. A intolerância à lactose não é uma alergia, mas uma intolerância, onde os indivíduos são incapazes de digerir a lactose, o açúcar no leite. É  importante aprender a reconhecer e evitar potenciais alergênicos.

Sempre quis ter uma horta em casa? Dá uma olhada nas nossas dicas para iniciantes e cresça o seu jardim!

Por Portal Vegano | Criado em: 02/06/2022 | Editado em: 14/06/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Marketplace especializado em produtos veganos. Consumo consciente, com amor e compaixão
No Portal você encontra:
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616