Como ter uma horta em casa: dicas para iniciantes

Como ter uma horta em casa: dicas para iniciantes

Ter uma horta em casa é sonho de consumo de muitos brasileiros que planejam ter vidas mais saudáveis e práticas. Veja como:
Descubra como montar uma horta em casa, que recipientes utilizar, dicas para cuidar de sua horta e quais plantas são ideais para iniciantes
Como ter uma horta em casa: dicas para iniciantes. Na imagem, ao lado do título, uma pessoa sorrindo segurando diversas cenouras recém tiradas da terra

Na busca por estilos de vida mais saudáveis, muitas pessoas começaram a cultivar plantas culinárias em suas casas. 

Ter uma horta orgânica ou horta caseira é excelente para quem planeja se livrar de alimentos com agrotóxicos, ou até mesmo para quem busca diminuir os gastos com as compras. 

Não é difícil cultivar uma horta em casa, mas é preciso alguns conhecimentos para que suas plantas cresçam saudáveis e bonitas. 

 

BENEFÍCIOS DE UMA HORTA CASEIRA

Ter uma horta em casa é muito mais do que cultivar seu próprio alimento. Também pode ser um incrível hobbie para você e sua família, e um grande incentivo para o consumo de alimentos mais naturais. Veja outros benefícios:

  • Você passa a ter maior contato com a natureza 

  • Você obterá alimentos frescos livres de agrotóxicos

  • Não necessita de grande espaço 

  • Sua alimentação poderá ser mais saudável 

  • Hortas caseiras são ótimas para decorar o ambiente 

  • Menos gastos em supermercados e feiras

 

COMO FAZER UMA HORTA EM CASA

Já se foi a época em que acreditávamos que para ter uma horta era necessário um grande espaço. Com exceção de legumes, plantas como hortaliças e temperos se desenvolvem bem em espaços muito pequenos, possibilitando a criação de uma horta em casa. 

É possível manter uma hortinha até em apartamento! O único requisito é que o local disponha de boa luminosidade natural. Se você possui uma varanda pequena que recebe bastante luz do dia, você poderá ter uma horta orgânica mais compacta. 

Os materiais necessários para sua horta são: 

  • Recipiente (vaso, floreira, etc)

  • Argila expandida (cinasita)

  • Manta de drenagem (manta bidim) ou areia grossa de construção

  • Borrifador 

  • Substrato (ou seja, a terra adubada)

  • Sementes ou planta 

 

Recomendamos a escolha de um recipiente feito de barro, pois é um recipiente natural, sendo assim, não há riscos de haver contaminação do solo. Não se esqueça, qualquer recipiente que for utilizar deve ser furado no fundo para que a água possa escoar. 

É importante que haja o escoamento da água para que as raízes não apodreçam. 

 

Como montar a horta caseira

No recipiente, adicione uma camada generosa de argila expandida, até preencher o fundo do vaso. Em seguida, coloque uma boa camada de areia por cima até cobrir a argila, ou utilize a manta de drenagem. 

Pronto! Você montou o sistema de drenagem da sua planta! Isso irá impedir o acúmulo de água no fundo do vaso. 

Caso opte por utilizar uma manta de drenagem, tenha atenção com o tamanho dela. A manta deve ser um pouco maior que o fundo do vaso para impedir que a terra entre em contato com a argila e destrua o sistema de drenagem. 

É de extrema importância a presença desse sistema, visto que o acúmulo de água pode trazer doenças para sua planta. 

Agora é só adicionar o substrato. Caso deseje replantar, adicione terra o suficiente para receber as raízes da planta. Tenha cuidado para não cobrir demais ou de menos a planta. Tente inseri-la do mesmo modo que estava no vaso anterior. 

Caso esteja plantando sementes, adicione o substrato até uns 2 ou 3 dedos abaixo da borda do vaso. Use o borrifador para umidificar o substrato antes de plantar. 

A embalagem das sementes irá trazer algumas informações sobre o plantio, como espaçamento e profundidade. Faça um pequeno espaço na terra com o auxílio de alguma ferramenta e despeje as sementes conforme a indicação da embalagem. Cubra-as e borrife bastante água para umedecer o solo. 

Não utilize regadores ou copos de água, pois podem fazer com que as sementes afundem, impedindo seu desenvolvimento.

 

ONDE PLANTAR SUA HORTA CASEIRA

Como foi dito anteriormente, você pode plantar sua horta em diversos locais. Mesmo com espaço reduzido, é possível ter uma horta em casa. 

Para quem possui um grande espaço, como um quintal, é possível criar sua horta direto na terra, sem necessitar de vasos. 

Já os vasos são boas alternativas para quem mora em casa ou apartamento. São práticos para locais com pouco espaço, podem ser movido para diferentes locais e participam da decoração do ambiente. 

Você também pode plantar suas sementes em embalagens que já possui em casa, como garrafas plásticas, latas de alimentos, caixas de leite, potes de vidro etc. São opções bastante sustentáveis, baratas e, dessa forma, você contribui para a redução de lixo no mundo!

Leia mais: Zero Waste: Conheça o movimento Lixo Zero  

Floreiras ou caixas de madeira são ótimas opções para uma horta compacta e oferecem um bom espaço para o crescimento das plantas.

 

Horta em garrafa pet

Uma pergunta frequente é como plantar em garrafas pets. Isso vale para qualquer embalagem. Para ter uma horta com garrafa pet, basta recortar um pedaço da garrafa na altura desejada. Lave bem a embalagem e faça furos no fundo para que a água escoe. 

Em seguida, é só montar a horta seguindo o passo a passo anterior. 

 

Horta vertical e horta suspensa

As hortas verticais e suspensas são ideais para quem mora em locais pequenos ou possuem poucas áreas com bastante luminosidade. 

Para esses tipos de horta, opte sempre por vasos ou embalagens pequenas. Elas ainda podem ser feitas dentro de casa mas é preciso ter certeza de que as sementes plantadas não necessitam de bastante luz solar. 

 

O QUE PLANTAR NA SUA HORTA

Diferentes tipos de ervas apresentam exigências diferentes. Ao escolher suas plantas, é preciso saber a que tipo de ambiente elas estarão expostas, pois algumas requerem luz solar durante boa parte do dia, outras preferem poucas horas de sol. Algumas exigem água todos os dias, outras somente uma vez por semana. 

Indica-se que os iniciantes comecem cultivando alecrim, manjericão, salsa e/ou tomilho, ervas culinárias fáceis de cuidar. 

Alecrim gosta bastante de sol, é uma planta resistente e que não necessita de água mais do que algumas vezes na semana, pois lida bem com terrenos secos. Pode ser colhido após o 3º mês de plantio. 

Manjericão também gosta bastante de sol, mas só precisa de algumas horas de luminosidade. Ela deve ser regado a cada dois ou três dias, e pode ser colhido a partir do 2º mês de plantio.

A salsa lida bem com ambientes com sombra ou pouco sol, mas precisa de irrigação constante. 

Já o tomilho precisa ser regado apenas quando o solo está seco. Gosta de ambientes com baixa iluminação natural e pode ser colhido após atingir uns 15cm de comprimento. 

Outras plantas interessantes para plantio é o coentro, hortelã, orégano, cebolinha, capim limão, sálvia, pimenta… 

Na hora da escolha, tenha em mente as plantas que melhor se desenvolvem no tipo de espaço que você possui. Se seu ambiente é pequeno, opte por plantar temperos e chás. 

 

DICAS PARA TER UMA HORTA EM CASA

Para quem é iniciante, algumas coisas precisam ser aprendidas para que suas plantas cresçam saudáveis e bonitas. 

Nem sempre é fácil lembrar das especificidades de cada planta, principalmente se há o cultivo de diversas espécies diferentes. Por isso, é interessante que você anote todas as vezes que regar e adubar suas plantas. Assim, caso algo dê errado, é mais fácil de encontrar o motivo. Não se esqueça de anotar o que cada planta precisa individualmente para que você não regue demais as plantas que precisam de água poucas vezes na semana. Existem aplicativos que podem te ajudar nisso.

Outra dica é regar as plantas diretamente na terra, e nunca nas folhas, pois isso pode favorecer o crescimento de fungos. 

Também é importante evitar o contato direto com as sementes, ou seja, utilizar as  mãos para manejar as sementes. Utilize luvas para impedir possíveis contaminações. 

Para quem possui pets em casa, é interessante optar por vasos mais altos ou até mesmo hortas elevadas, como a suspensa. 

Não se esqueça, o melhor local para cultivar uma horta é onde apresenta bastante iluminação natural. Mas não coloque sua horta em um ambiente que você frequenta pouco. Ela precisa ser checada constantemente! 

Evite regar demais ou de menos o solo e, de preferência, regue em horários com pouco sol (preferencialmente durante a noite, ou ao amanhecer). 

 

HORTA EM APARTAMENTO 

É possível ter uma horta completa em apartamentos pequenos, caso ele receba luz solar o dia inteiro. Isso porque pode-se optar por hortas mais compactas, como horta vertical ou horta suspensa. 

Mas não se preocupe, caso o seu apartamento não receba muita luz solar, ainda é possível cultivar algumas ervas e temperos que necessitam apenas de poucas horas de luz por dia. 

Optar por horta em vasos também é uma ótima ideia para quem mora em apartamentos.

Inclusive, isso facilita com que sua horta seja agregada à sua decoração. 

 

 

 Gostou das dicas? Nós do Portal Vegano tentamos sempre dar dicas para uma vida mais natural e sustentável. Confira nosso blog para outras dicas de sustentabilidade. E que tal conhecer o nosso marketplace, o Portal Vegano? Na nossa loja você encontra mais de 3.000 produtos veganos de 150 lojas diferentes. Confira!

Por Millena Borges | Criado em: 03/11/2020 | Editado em: 04/11/2020
Millena Borges
Técnica em Controle Ambiental e graduanda em Jornalismo. Vegetariana em transição para o veganismo.
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
 (45) 9 9152-6684  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h