Como ter uma horta em casa: dicas para iniciantes

Ter uma horta em casa é sonho de consumo de muitos brasileiros que planejam ter vidas mais saudáveis e práticas. Veja como:
Compartilhar:
Descubra como montar uma horta em casa, que recipientes utilizar, dicas para cuidar de sua horta e quais plantas são ideais para iniciantes
Como ter uma horta em casa: dicas para iniciantes. Na imagem, ao lado do título, uma pessoa sorrindo segurando diversas cenouras recém tiradas da terra

Cultivar uma horta em casa tem sido a opção para muitas pessoas em busca por um estilo de vida mais saudável.

Ter uma horta orgânica ou horta caseira é excelente para quem planeja se livrar de alimentos com agrotóxicos, diminuir os gastos com as compras e até mesmo aprender e desenvolver a atividade como forma de relaxar e criar rotinas para diminuir o stress.

Não é difícil cultivar uma horta em casa, mas é preciso alguns conhecimentos básicos para que suas plantas cresçam saudáveis e bonitas, vamos ajudar com algumas dicas e informações.

Benefícios de uma horta caseira

Ter uma horta em casa é muito mais do que cultivar seu próprio alimento. Também pode ser um incrível hobbie para você e sua família e um grande incentivo para o consumo de alimentos mais naturais.

  • Você passa a ter maior contato com a natureza;
  • Uma excelente terapia para relaxar e se exercitar;
  • Você obterá alimentos frescos livres de agrotóxicos;
  • Aproveitamento de espaços em casa ou apartamento;
  • Sua alimentação poderá ser mais saudável;
  • Hortas caseiras podem ser ótimas para decorar o ambiente;
  • Menos gastos em supermercados e feiras.

Como fazer uma horta em casa

Se você nunca teve uma horta porque acreditava que para isso precisava de um grande espaço, pode começar a colocar as mãos na terra agora.

Com exceção de algumas plantas maiores, legumes, hortaliças e temperos se desenvolvem bem em espaços pequenos, possibilitando a manutenção de uma hortinha em casa.

É possível manter uma hortinha até em pequenos apartamentos! O único requisito é que o local disponha de boa luminosidade natural. Se você possui uma varanda pequena que recebe bastante luz do dia, você poderá ter uma produtiva horta orgânica compacta.

Os materiais necessários para sua horta são:

  • Recipiente (vaso ou floreira);
  • Argila expandida (cinasita);
  • Manta de drenagem (manta bidim) ou areia grossa de construção;
  • Borrifador;
  • Substrato (ou seja, a terra adubada);
  • Sementes ou a mudas;

Para uma horta em vasos, a melhor opção é escolher um recipiente feito de barro, pois é um recipiente natural, sendo assim, não há riscos de haver contaminação do solo, mas vale aproveitar também aquele vaso plástico que você já tem em casa.

Não se esqueça, qualquer recipiente que for utilizar deve ser furado no fundo para que a água possa escoar. É importante que haja o escoamento da água para que as raízes cresçam saudáveis e não apodreçam.

Como montar a horta caseira

No recipiente, adicione uma camada generosa de argila expandida, até preencher o fundo do vaso. Em seguida, coloque uma boa camada de areia por cima até cobrir a argila, ou utilize a manta de drenagem.

Pronto! Você montou o sistema de drenagem da sua planta! Isso irá impedir o acúmulo de água no fundo do vaso.

Caso opte por utilizar uma manta de drenagem, tenha atenção com o tamanho dela. A manta deve ser um pouco maior que o fundo do vaso para impedir que a terra entre em contato com a argila e destrua o sistema de drenagem.

Não descuide deste ponto, pois manter a drenagem é a garantia que sua horta vai dar certo, pois o acúmulo de água pode trazer doenças para sua planta e dificultar o crescimento.

Agora é só adicionar o substrato. Caso esteja usando mudas, adicione terra o suficiente para receber as raízes da planta. Tenha cuidado para não cobrir demais ou de menos a planta. Tente inseri-la do mesmo modo que fique firme na terra.

Caso esteja iniciando com sementes, adicione o substrato até uns 2 ou 3 dedos abaixo da borda do vaso. Use o borrifador para umidificar o substrato antes de plantar.

A embalagem das sementes irá trazer algumas informações sobre o plantio, como espaçamento e profundidade. Faça um pequeno espaço na terra com o auxílio de alguma ferramenta e despeje as sementes conforme a indicação da embalagem. Cubra-as e borrife bastante água para umedecer o solo.

Não utilize regadores ou copos de água, pois podem fazer com que as sementes afundem, impedindo seu desenvolvimento.

Onde plantar sua horta caseira

Vasos são boas alternativas para quem mora em casa ou apartamento. São práticos para locais com pouco espaço, podem ser movidos para diferentes locais e participam da decoração do ambiente.

Você também pode plantar suas sementes em embalagens recicláveis, como garrafas plásticas, latas de alimentos, caixas de leite, potes de vidro. São opções bastante sustentáveis, baratas e, dessa forma, você contribui para a redução de lixo no mundo!

Leia mais: Zero Waste: Conheça o movimento Lixo Zero

Floreiras ou caixas de madeira também são ótimas opções para uma horta compacta e oferecem um bom espaço para o crescimento das plantas. Em floreiras pequenas é importante observar o tamanho da planta e priorizar as de menor porte.

Horta em garrafa pet

Uma pergunta frequente é como plantar em garrafas pets. Isso vale para qualquer embalagem. Para ter uma horta com garrafa pet, basta recortar um pedaço da garrafa na altura desejada. Lave bem a embalagem e faça furos no fundo para que a água escoe.

Em seguida, é só montar a horta seguindo o passo a passo anterior.

Horta vertical e horta suspensa

As hortas verticais e suspensas são ideais para quem mora em locais pequenos ou possuem poucas áreas com bastante luminosidade.

Para esses tipos de horta, opte sempre por vasos ou embalagens pequenas. Elas ainda podem ser feitas dentro de casa mas é preciso ter certeza de que as sementes plantadas não necessitam de grande incidência de luz solar.

Dicas para ter uma horta em casa

Para quem é iniciante, algumas coisas precisam ser aprendidas para que suas plantas cresçam saudáveis e bonitas.

Nem sempre é fácil lembrar das necessidades de cada planta, principalmente se há o cultivo de diversas espécies diferentes. Por isso, é interessante que você anote todas as vezes que regar e adubar suas plantas.

Não se esqueça de anotar o que cada planta precisa individualmente para que você não regue demais as plantas que precisam de água poucas vezes na semana. Existem até aplicativos que podem te ajudar nisso.

Outra dica é regar as plantas diretamente na terra, e nunca nas folhas, pois isso pode favorecer o crescimento de fungos e estragar seu cultivo.

Também é importante evitar o contato direto com as sementes, ou seja, utilizar as mãos para manejar as sementes. Utilize luvas para impedir possíveis contaminações.

Para quem possui pets em casa, é interessante optar por vasos mais altos ou até mesmo hortas elevadas, como a suspensa.

Não se esqueça, o melhor local para cultivar uma horta é onde apresenta bastante iluminação natural. Mas não coloque sua horta em um ambiente que você frequenta pouco. Ela precisa ser checada constantemente!

Evite regar demais ou de menos o solo e, de preferência, regue em horários com pouco sol (preferencialmente durante a noite, ou ao amanhecer).

Horta em apartamento

É possível ter uma horta completa em apartamentos pequenos, caso ele receba luz solar o dia inteiro. Isso porque pode-se optar por hortas mais compactas, como horta vertical ou horta suspensa.

Mas não se preocupe, caso o seu apartamento não receba muita luz solar, ainda é possível cultivar algumas ervas e temperos que necessitam apenas de poucas horas de luz por dia.

Manter uma horta em vasos é melhor opção para quem mora em apartamentos, podendo, inclusive, fazer parte da decoração do ambiente.

O que plantar na sua horta

Ao escolher suas plantas, é preciso saber a que tipo de ambiente elas estarão expostas, pois algumas requerem luz solar durante boa parte do dia, outras preferem poucas horas de sol. Algumas exigem água todos os dias, outras somente uma vez por semana.

Indica-se que os iniciantes comecem cultivando alecrim, manjericão, salsa e/ou tomilho, ervas culinárias fáceis de cuidar e de bom crescimento.

Alecrim gosta bastante de sol, é uma planta resistente e que não necessita de água mais do que algumas vezes na semana, pois lida bem com terrenos secos. Pode ser colhido já após o 3º mês de plantio.

Manjericão também gosta bastante de sol, mas só precisa de algumas horas de luminosidade. Ele deve ser regado a cada dois ou três dias, e pode ser colhido a partir do 2º mês de plantio. Já pode ir pensando naquela receita de molho Pesto.

A salsa lida bem com ambientes com sombra ou pouco sol, mas precisa de irrigação constante e pode começar a ser colhida já após o 3º mês de plantio.

Já o tomilho precisa ser regado apenas quando o solo está seco. Gosta de ambientes com baixa iluminação natural e pode ser colhido após atingir uns 15cm de comprimento.

Outras plantas interessantes para plantio é o coentro, hortelã, orégano, cebolinha, capim limão, sálvia, pimenta

Se você já está preparado para novas opções, pode incluir na sua horta mudas de alface, couve, rabanete, morangos, tomate-cereja, ervilha-torta.

Na hora da escolha do que plantar, tenha em mente as plantas que melhor se desenvolvem no tipo de espaço que você possui. Se seu ambiente é pequeno, opte por plantar temperos, chás e plantas de pequeno porte.

Como você pode ver, quando o assunto é horta, espaço definitivamente não é impedimento. E aí, pronto para começar a sua?

Gostou das dicas? Nós do Portal Vegano tentamos sempre dar dicas para uma vida mais natural e sustentável. Confira nosso blog para outras dicas de sustentabilidade, saúde, receitas e dicas de alimentação.

E que tal conhecer nossa loja Portal Vegano com milhares de opções de cosméticos, chocolates, e produtos sem ingredientes animais ?

Por Millena Borges | Criado em: 03/11/2020 | Editado em: 17/06/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Técnica em Controle Ambiental e graduanda em Jornalismo. Vegetariana em transição para o veganismo.
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616