Zero Waste: conheça o movimento Lixo Zero

O estilo de vida ecológico, além de beneficiar nosso planeta, também ajuda nosso bolso
Compartilhar:
Conheça o movimento Zero Waste, saiba seus benefícios, aprenda dicas para ser lixo zero e conheça perfis para se inspirar
Zero Waste - Conheça o Movimento. Na imagem, duas mãos segurando uma ecobag contendo itens sustentáveis como copo, estojo, talheres e garrafa

A busca por uma vida sustentável tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas.

Já é de conhecimento geral o quanto nosso estilo de vida tem afetado o meio ambiente e o planeta, e o quanto isso pode afetar as gerações futuras.

São diversas as formas de ser mais sustentável: adotar um estilo de vida vegano, consumir moda consciente, evitar o uso de plásticos e optar por kits não-descartáveis são alguns deles.

Um outro método é reduzir o consumo de lixo a zero (ou tentar). Alguns podem considerar o ato radical, mas é inegável que a produção de lixo em excesso tem sua parcela de culpa na poluição e destruição do planeta Terra.

No Brasil, por exemplo, são gerados 79 milhões de toneladas de lixo por ano, de acordo com a a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Somos o 4º país que mais produz resíduos sólidos no mundo inteiro (Fundo Mundial para a Natureza - WWF)!

Levando em conta nosso estilo de vida nada sustentável, é mais do que necessário que movimentos como o Lixo Zero, que visam a geração mínima de lixo, sejam reconhecidos.

O que é zero waste ou lixo zero?

Também conhecido como Resíduo Zero, o movimento Zero Waste busca reduzir a quantidade de lixo ao máximo. O objetivo é reduzir a zero.

O termo foi estabelecido pela Aliança Internacional Resíduo Zero (Zero Waste International Alliance - ZWIA) com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a necessidade de hábitos mais sustentáveis.

Praticando o Lixo Zero é possível obter um melhor reaproveitamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, impedindo o acúmulo de lixos no planeta.

Os 5 R1s do Zero Waste

São ações básicas e agrupadas em 5 Rs. Tão simples que são ensinados com frequência nas escolas durante o ensino primário. Mas elas são extremamente importantes para estarmos mais próximos do Lixo Zero.

Os cinco verbos que você não pode esquecer quando estiver reduzindo sua quantidade de lixo são: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar.

Repensar: Se faça a seguinte pergunta: o que é insustentável no meu atual consumo e como eu posso modificar isso? Isso também pode ser pensado em uma escala maior como, por exemplo, o que é insustentável na nossa vida em sociedade?

Reduzir: Isto é, reduzir o consumo. Isso não significa abdicar de produtos essenciais para sua sobrevivência, como alimentação. Mas reduzir tudo aquilo que é desnecessário. Menos consumo = menos lixo

Reutilizar: Os produtos que você já possui precisam ser descartados? Se eles perderam a validade para certa função, que tal atribuir outras funções a eles? Quando reutilizamos estamos evitando a geração de lixo.

Reciclar: Se não há mais jeito para um produto, garanta que ele volte ao ciclo biológico dele! Iremos te ensinar como reciclar logo mais.

Recuperar: Por fim, tente consertar, e não descartar. O descarte deve ser a última opção a se considerar.

Lembre que o R de reduzir e o mais importante! Porque reutilizar, reciclar e recuperar geralmente demandam mais recursos e geram seus próprios resíduos. Eles são opções para quando reduzir não for possível.

Quais os tipos de lixo que você produz

Lixo orgânico: Lixo de origem animal ou vegetal. São os nossos restos de alimentos. Boa parte desse lixo é compostável.

Lixo reciclável: É todo material feito de papel, vidro, plástico ou metal. Esse lixo pode ser transformado em outros através da reciclagem. Lembre-se de separá-los por material!

Rejeito: Aquilo que não pode ser reciclado e também não se trata de restos de alimento. Ou seja, não é possível ser reaproveitado.

Alguns exemplos são os lixos do banheiro, como absorventes, fraldas, papel higiênico etc.

Por não ser resíduo (que é reaproveitado), deve ser encaminhado para um aterro sanitário licenciado.

Separe os lixos orgânicos dos recicláveis e do rejeito e busque a forma de coleta mais próxima de você!

Alguns benefícios do zero waste

  • Minimiza impactos negativos no solo, água, ar e ecossistemas
  • Incentiva o consumo de produtos e serviços Lixo Zero
  • Produtos ecológicos (como ecobags e canudos de inox) apresentam maior durabilidade
  • Menor consumo = menos gastos

Dicas para ser lixo zero

1. Reavaliar suas necessidades

Esse é um dos principais pontos do Zero Waste. Para reduzir o consumo você não deve somente trocar itens de plástico por itens mais sustentáveis. Que tal rever se o que você consome é realmente necessário?

2. Copos e canudos sustentáveis

Essa é a dica mais conhecida para quem busca iniciar o Zero Waste. Você pode utilizar copos de silicone e canudos de inox. Eles são muito práticos de carregar e ocupam pouco espaço.

3. Substitua as sacolas plásticas por ecobags

Quantas vezes você vai ao mercado? Duas ou três vezes ao mês? Já pensou em quantas sacolas plásticas você utiliza cada vez que você faz compras? As ecobags, além de econômicas e sustentáveis, são mais práticas e bonitas de carregar.

4. Trocar embalagens de plástico por embalagens de vidro

Sempre prefira embalagens de vidro! Além de sustentáveis, duram muito mais do que embalagens de plástico e não ficam com cheiro/gosto ruim. Ah, só não vale jogar direto no lixo, tente reutilizar.

5. Utilizar garrafas térmicas

Saia sempre com uma garrafinha térmica de água. Além de poupar gastos desnecessário na rua, você estará reduzindo seu consumo de plástico.

6. Utilize kits sustentáveis

Leve garfo, colher e faca ao sair de casa! Assim você evita utilizar talheres de plásticos. Você também pode montar um mini kit que contenha itens ecológicos, como copos dobráveis de silicone e canudo de inox.

7. Conserte mais, descarte menos

O descarte de um produto é a produção de lixo. Veja se é possível conserto. Caso não, busque a reciclagem do mesmo.

8. Faça seus produtos

Esse método também ajuda a poupar dinheiro e a ser sustentável. A internet ensina diversas maneiras de produzir em casa, seja cosméticos, produtos de limpeza, itens de decoração com material reciclado etc.

Como reciclar?

Não dá pra ser Lixo Zero sem reciclar. Após aprender a reconhecer seus resíduos, você já pode separá-los para reciclagem.

Em seguida, pesquise qual o ponto de reciclagem mais próximo de você. Você pode encontrar aqui.

Para auxiliar no processo de reciclagem, você pode reduzir o volume dos seus itens. Por exemplo, amasse as latinhas de metal e rasgue os papéis e papelões em pedaços menores.

E depois é só levar até um ponto de coleta! Não se esqueça de limpar restos de comida que podem estar nas embalagens.

E caso queira reciclar em casa, você pode procurar por dicas de reaproveitamento.

Transforme garrafas pets em vasos de plantas, ou utilize papelão para fazer uma bela decoração. A criatividade é sua melhor amiga na tarefa de reutilização.

Perfis zero waste para se inspirar

Quando aderimos um novo estilo de vida precisamos encontrar inspiração naqueles que já praticam o lifestyle a algum tempo. Que tal conhecer alguns pioneiros e defensores do Lixo Zero?

Bea Johnson, francesa considerada “mãe do estilo de vida Zero Waste”

Cristal Muniz, dona do blog Uma Vida Sem Lixo

Kathryn Kellogg, autora do livro 101 Ways to Go Zero Waste (101 maneiras de ser Zero Waste, em tradução livre)

Anita Vandyke, autora de A Zero Waste Life (Uma Vida Lixo Zero, em tradução livre)

Guia do Zero Waste

Movimento Lixo Zero

Esse texto te ajudou a entender mais sobre esse estilo de vida?

Lembre-se que a vida Zero Waste não é apenas reduzir o consumo, mas aumentar nossa consciência sobre o que consumimos e o que produzimos a partir disso.

Precisamos repensar nossos descartes e se eles são realmente necessários!

E para quem deseja ter um estilo de vida mais consciente, que tal conhecer o Portal Vegano?

O Portal Vegano é um marketplace que reúne mais de 3.000 produtos. Dentre eles, kits sustentáveis, moda vegana, produtos sem embalagens plásticas e muito mais.

O veganismo e o zero waste andam lado a lado! Confira nosso site.

Por Millena Borges | Criado em: 26/10/2020 | Editado em: 17/06/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Técnica em Controle Ambiental e graduanda em Jornalismo. Vegetariana em transição para o veganismo.
No Portal você encontra:
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616