A receita de bolo vegano simples que é uma festa

A receita de bolo vegano simples que é uma festa

Este é o bolo de aniversário que eu sempre faço! Quem não é vegano nem percebe a diferença (a menos que você conte) e o sabor sempre se destaca!
Compartilhar:
Compartilhamos a melhor receita de bolo de aniversário vegano que você poderia imaginar! Confira os truques de confeitaria vegana que vão mudar sua festa!

Fatia de bolo de aniversário vegano com recheio de baunilha

Reprodução: The Big Man's World

 

Este bolo sem leite se tornou uma receita essencial na nossa família e fazemos na maior parte dos aniversários e ocasiões especiais (assim todos podem aproveitar, mesmo os que têm restrições). 

 

É simples, e pode ser feito com ingredientes que você provavelmente já tem na sua despensa. A cobertura é o complemento perfeito, dando um toque luxuoso à simplicidade da massa. 

 

E digo mais: o melhor do bolo vegano é que ele pode ser adotado por intolerantes à lactose e ao ovo, bem como por quem tem alergia a proteína do leite de vaca, APLV. Não precisa ser vegano para se deliciar com essa delicadeza açucarada! 

 

Apesar de chamarmos a receita de bolo de aniversário, pode ser feita para qualquer ocasião. Semana passada, o fizemos de sobremesa para o jantar, enquanto víamos o novo episódio de Euphoria na HBO. Quem nunca, né? 

 

Esta receita é altamente customizável. A cobertura pode ser colorida de várias cores diferentes, ou pode-se adicionar uma calda de chocolate vegano, geleia de frutas, ou chantilly de leite de coco para dar uma alterada no sabor. Pensa nela como uma receita base: uma tela em branco para você fazer a sua arte! 

 

O diferencial é usar uma manteiga vegana de qualidade. O óleo de coco não consegue dar a textura de nuvem que queremos para o bolo, então é imprescindível o uso da manteiga! 

 

Já no lugar dos ovos, temos o tradicional purê de maçã. Você pode escolher fazer o seu ou comprar um já pronto (quando não encontro em lojas de artigos saudáveis, acabo comprando papinha de bebê no supermercado para fazer a substituição - e funciona!)

 

Bolo vegano com confeitos coloridos e velas acesas

Tudo o que você precisa saber:

Sobre armazenamento

Para armazenar o bolo, cubra-o com plástico filme ou coloque em um recipiente de vidro e guarde na geladeira.

 

Se você quiser, pode-se armazená-lo no freezer também, por até 3 meses. Quando estiver pronto para consumí-lo, tire-o do freezer e deixe descongelar naturalmente. Basta ter paciência! Ele chegará a temperatura ambiente sozinho.

 

Sobre Reaquecimento

Não reaqueça o seu bolo. É sério. Acobertura vai derreter e talhar, e vai virar uma bagunça.

 

Antes de servir, simplesmente deixe o bolo fora da geladeira pelo tempo necessário para ele retornar à temperatura ambiente.

 

Sobre decoração e sabores

Como já dissemos, você pode customizar a sua receita! Use geleias de diferentes sabores, chantilly de leite de coco, colora a cobertura com cores diferentes, ou derrame uma calda de chocolate vegano derretido (não muito quente) por cima na hora de servir. 

 

Também gostamos muito de servir ele com pasta de amêndoas, e decorar com gotas de chocolate

 

A receita é sua: adapte ela ao seu gosto e não esqueça de se divertir! O mais legal da confeitaria é poder inventar novos sabores e dar um toque só seu ao doce que será servido.

 

Já conferiu nossas opções de chocolate vegano? Se você quiser uma receita mais doce, prefira os 50%. Nós preferimos puxar para o sabor mais intenso do chocolate amargo, então geralmente escolhemos 70%! 

 

Bolo vegano simples com decoração azul e confeitos

Reprodução: The Big Man's World

O que fazer para meu bolo não ficar borrachudo?

Bem, isso pode acontecer pois bolos veganos não têm ovos para garantir aquela estrutura levinha e macia.

 

Usualmente, isso ocorre quando você não mistura os ingredientes suficientemente. Ou seja, você não bateu a sua massa direito.

 

Certifique-se de bater bem a massa antes de levar ao forno, mas não exageradamente (para não desenvolver um excesso de glúten e ficar com um bolo que parece mais um pão). 

 

Um bolo borrachudo também pode ser causado pela utilização de ingredientes gelados. Muita gente desconsidera essa instrução, mas ela tem um impacto enorme no resultado final! 

 

Sempre deixe os ingredientes chegarem à temperatura ambiente antes de começar a receita.

Essências

Usamos dois tipos de essência nesse bolo: a de amêndoas e a de baunilha. A combinação das duas garante um sabor inigualável. 

 

Elas se complementam perfeitamente e acentuam o leite de amêndoas utilizado (embora o mesmo possa ser trocado por qualquer leite vegetal da sua preferência - menos o de coco). 

 

Entretanto, se a essência de amêndoas for muito difícil de achar, pode-se usar somente a de baunilha. O resultado será um bolo um pouco mais básico, sem tanta densidade de sabor. Mas ficará excepcional de qualquer forma. 

 

Se você tiver extrato ou pasta de baunilha, utilize na cobertura! Garantimos que ficará sensacional! A pasta tem um sabor muito forte, então é bom ir experimentando-a à medida que você a coloca na receita. 

Dispenso o vinagre?

Jamais! O vinagre é um componente essencial da receita! Percebeu que não usamos fermento? Pois é. 

 

O vinagre está ali para reagir com o bicarbonato de sódio e fazer o seu bolo crescer no forno! Não subestime o seu valor!

O mistério do purê de maçã

O purê de maçã é quase uma unanimidade na confeitaria vegana. Ele substitui o ovo quase perfeitamente. Isso porque possui a textura ideal para ajudar a ligar os ingredientes. 

 

Seu único defeito? Ele não ajuda o bolo a crescer. É justamente aqui que entra o bicarbonato de sódio com o vinagre! 

 

O purê dá liga, eles ajudam o seu bolo a crescer e ficar lindo depois de assado. É o trio perfeito!

Substituições

Pode-se substituir o purê de maçã por óleo vegetal (na mesma medida). Nós testamos a receita com óleo de canola e o resultado final saiu muito parecido. 

 

O leite de amêndoas também pode ser substituído por qualquer leite vegetal que tenha uma consistência parecida (essencialmente, todos menos o de coco - por ser mais denso e cremoso). 

 

O açúcar na massa do bolo pode ser substituído pelo adoçante de sua preferência. Entretanto, certifique-se que o adoçante utilizado é próprio para confeitaria. Também pode ser substituído por açúcar demerara, orgânico, de coco, ou de maçã. 

 

O açúcar de confeiteiro da cobertura não deve ser substituído - pois ela não pegará a consistência correta sem ele. Se não puder utilizá-lo, opte por uma ganache de chocolate vegana: misture partes iguais de chocolate vegano e creme de leite vegano e aqueça-os até ficar uma mistura homogênea. Deixe esfriar antes de utilizar. 

 

A farinha de trigo pode ser substituída por farinha sem glúten, desde que seja própria para bolos.

O processo

Não é difícil! Não precisa ser um ás da confeitaria para fazer esse bolo maravilhoso (sem solar, e sem ficar com gosto de farinha, hein?). 

 

Garantimos que será um sucesso entre amigos e familiares - embora tenha altas chances de você querer ele todinho só para você. 

 

Primeiramente, é crucial untar bem as formas que você usar. Não usamos forma com furo nessa receita, para podermos montar o bolo que nem aqueles de filme! 

 

Se quiser colocar um círculo de papel manteiga no fundo da forma para garantir que ele não vai grudar, fique à vontade! Mas, mesmo assim, não esqueça de untar e enfarinhar. 

 

Depois, vamos fazer um creme esbranquiçado com a manteiga e o açúcar. Isso confere aquela textura de nuvem perfeita para o bolo, e traz leveza e delicadeza para o resultado final.  

 

É muito importante peneirar os ingredientes secos! Assim, você se certifica que o bicarbonato está distribuído igualmente, e o bolo ficará mais fofinho (e crescerá uniformemente). Então, por favor não pule essa etapa só por preguiça (estamos de olho)!

 

Quando for dividir o bolo entre as duas formas, não precisa pesá-lo! Essa é uma dúvida comum que surge entre os novatos da confeitaria. 

 

Esse é um bolo caseiro, e portanto não requer a exatidão cirúrgica de um mestre da patisserie. A menos que você queira uma precisão ímpar, basta nivelar no olho mesmo e está tudo certo.

Um macete para os impacientes 

Estamos de olho nos apressadinhos de plantão que querem confeitar o bolo ainda quente! Nós criamos uma técnica infalível para combater a ansiedade do confeiteiro, e tem tudo a ver com o preparo da nossa cobertura! 

 

O segredo é fazer a cobertura enquanto o bolo esfria, não enquanto ele assa. Se você fizer enquanto assa, a chance de você se apressar e querer confeitá-lo enquanto ainda estiver quente é alta. Nós nunca conseguimos nos controlar, então criamos esse macete para ajudar. 

 

"E enquanto o bolo assa, vou fazer o que?" Recomendamos dar uma olhada nos produtos novos que chegaram aqui no site, e fazer um carrinho de compras para a sua próxima aventura culinária. Que tal? 

 

Se você inventar de confeitar o bolo ainda quente, a cobertura vai derreter e você terá uma bagunça em suas mãos! Ninguém quer isso, né? 

 

Paciência é a chave para um bolo de sucesso. Não basta ficar delicioso, pois nós comemos primeiramente com os olhos! Um bolo bonito vale a pena a espera, nós prometemos!

 

potes com condimentos para bolo

Materiais necessários

Nessa receita, usamos o básico do básico! Uma batedeira ou mixer, xícaras de medida, espátula, duas formas de tamanhos iguais, uma peneira e uma tigela grande! 

 

Se você não tem uma batedeira ou um mixer, é possível usar um fouet para bater a receita à mão. 

 

Entretanto, esteja preparado para malhar o seu braço batendo o bolo e a cobertura! É provável que você saia dessa aventura um pouco dolorido (mas muito mais forte, com certeza). 

 

Close de bolo de baunilha vegano cortado em fatias

Reprodução: Delicious Everyday



Bolo fácil de aniversário com recheio vegano de baunilha e confeitos coloridos

Bolo de Aniversário Vegano

 

 10 pessoas  Preparo: 20 minutos | Cozimento: 40 minutos | Total: 60 minutos

 

Categoria: Sobremesa

 

Ingredientes:

Para o bolo:

  • 1 ½ xícaras de farinha de trigo (pode-se usar sem glúten)

  • 1 xícara de leite de amêndoas

  • ¾ xícara de manteiga vegana sem sal

  • ½ xícara de açúcar 

  • ½ xícara de purê de maçã 

  • 1 colher de chá de essência de amêndoa

  • 1 colher de chá de essência de baunilha

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

  • 1 colher de chá de vinagre

  • Uma pitada de sal

Para a cobertura:

  • 4 xícaras de açúcar de confeiteiro

  • 1 xícara de manteiga vegana sem sal

  • 1 colher de chá de essência de baunilha

  • 1 colher de sopa de leite de coco

Modo de Preparo:

Para o bolo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte duas formas médias para bolo. Gosto de usar óleo de coco e farinha de trigo! 

  2. Na batedeira (ou com um mixer de mão), bata a manteiga e o açúcar por cerca de 2 minutos. Adicione o purê de maçã e as essências. Misture até incorporar. 

  3. Adicione o leite e o vinagre. Misture novamente. 

  4. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o bicarbonato e o sal. 

  5. Incorpore os ingredientes secos aos molhados aos poucos. Bata até ficar uma mistura homogênea. 

  6. Despeje a massa igualmente nas duas formas. Asse por cerca de 40 minutos, ou até um palito espetado no centro sair limpo. 

  7. Deixe esfriar completamente antes de rechear e cobrir.

Para a cobertura:

  1. Na batedeira, bata a manteiga até ficar esbranquiçada. Adicione o açúcar, uma xícara de cada vez, batendo bem entre cada adição. 

  2. Adicione a baunilha e o leite e incorpore com uma espátula, até chegar na consistência desejada. 

Montagem: 

  1. Quando os bolos estiverem completamente frios, desenforme-os. Coloque um dos bolos no prato e cubra-o com a cobertura. 

  2. Esse é o momento de rechear com qualquer coisa que você quiser: chocolate, frutas frescas, geleias, compotas, doce de leite vegano, pastas de amendoim ou castanha. Deixe a imaginação de levar! Gosto muito de colocar pêssegos em calda picados junto com a cobertura! Ele traz um frescor e um gostinho de verão maravilhoso! 

  3. Depois, coloque o outro bolo por cima. Cubra com a cobertura novamente. 

  4. Para decorar, gosto de usar frutas frescas (principalmente frutas vermelhas), folhas de menta e hortelã, ou até confeitos já prontos (como gotas de chocolate). Outra opção interessante é colocar coco ralado em volta do bolo e por cima dele! 

  5. Depois de decorar, sirva e aproveite!

 

Gostou da receita? Não esqueça de compartilhar ela com alguém que tem que fazer esse bolo com você! 

 

Ah, e não vá embora sem conferir os nossos produtos para sua cozinha vegana no site! Até a próxima!

Por Portal Vegano | Criado em: 14/02/2022 | Editado em: 10/03/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Marketplace especializado em produtos veganos. Consumo consciente, com amor e compaixão
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Confiabilidade
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616