Linhaça: conheça seus benefícios e propriedades
De onde vem a linhaça?
Originária da planta do linho e pertencente à família das Lináceas, a linhaça é uma semente cheia de nutrientes que ajuda a cuidar da saúde e a prevenir doenças. Há dois tipos: a marrom e a dourada.
A diferença entre ambas é mínima, resumindo-se ao perfil de macronutrientes que cada uma possui.
A linhaça dourada é composta por cerca de 37,5% de gordura, 23% de proteína e 30% de carboidratos. A marrom, por sua vez, é composta por 38% de gordura, 24,5% de proteína e 28% de carboidratos.
A real diferença está no fato de que a linhaça dourada possui mais ácidos graxos poliinsaturados e menos ácidos graxos monoinsaturados em relação às sementes de linhaça marrom. Entretanto, é comprovado que as sementes de linhaça marrom possuem mais antioxidantes.
Não esqueça de acessar a nossa loja para conferir todas as opções de produtos veganos e saudáveis que temos por lá!
Benefícios do consumo de linhaça
A linhaça tem bastante tiamina, uma vitamina B que desempenha um papel crucial no nosso metabolismo energético e no funcionamento das nossas células. Também é comprovadamente uma grande fonte de cobre, que está relacionado ao desenvolvimento cerebral, da saúde imunológica, e no metabolismo do ferro.
A linhaça é rica em ômega-3 e ômega-6. Como o nosso organismo é incapaz de criar esses ácidos graxos, eles são chamados de essenciais e devem ser inseridos na nossa alimentação por meio dos alimentos. Eles ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e melhoram a saúde cerebral.
Em especial, é abundante em ALA, um tipo de ômega-3 que é de suma importante para a saúde cardiovascular.
Alguns estudos realizados com animais sugerem que o ALA na linhaça pode auxiliar na redução inflamatória, evitando que o colesterol se deposite nos vasos sanguíneos do seu coração.
Outro estudo relacionou o aumento do ALA à diminuição dos níveis de colesterol, e a uma menor probabilidade de desenvolvimento de doença isquêmica cardíaca.
Por fim, vários estudos correlacionam o consumo de ALA a um menor risco de derrame cerebral.
Não está convencido ainda? Essa semente também é uma excelente fonte de fibra alimentar, que é ótima para o sistema digestivo e auxilia na manutenção dos níveis de glicose no sangue.
Está pronto para estocar a sua despensa com linhaça? Confira nossa seleção aqui!
Como consumi-la?
A linhaça pode ser encontrada como grão, farinha, em forma de óleo e pode ser inserida em diversos alimentos, como pães, bolos, biscoitos, assim como em pratos salgados.
Todas as formas da linhaça são fáceis de usar e de incorporar em uma variedade de receitas, como:
- Farinha de linhaça em shakes, whey, açaí, vitaminas e iogurte
- Óleo de linhaça em saladas frescas
- Sementes incorporadas em biscoitos, bolos e pães
- Substituir o ovo
- Ingerir como leite
O ovo de linhaça: misture 1 colher (sopa) de linhaça triturada ou farinha de linhaça com 3 colheres (sopa) de água, deixe a mistura descansar por alguns minutinhos e depois a utilize para substituir o ovo no preparo de alimentos!
Quer mais dicas? Clique aqui para saber mais sobre o nosso manual do veganismo!
Leite de linhaça
Outra boa alternativa para usar a linhaça que você tem em casa, o leite de linhaça é nutritivo, vegano, e pode ser saborizado em casa!
Utiliza-se ½ xícara de linhaça dourada, 3 xícaras de água, e baunilha, gengibre, canela, e cravo a gosto.
Deixe a linhaça de molho na água por uma noite (no mínimo 8 horas). Bata no liquidificador por 3 minutos e peneire. Coloque a baunilha, gengibre, canela e cravo (de acordo com sua preferência).
Está procurando os ingredientes certos para suas receitas? Confira o nosso marketplace clicando aqui!
Vale a pena inserir a linhaça na sua alimentação! E que tal adquirir produtos com linhaça? No Portal Vegano você encontrará snacks, sabonetes e até biscoitos para pets!
Fonte: Linhaça: composição química e efeitos biológicos (Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, 2012)