Comidas veganas: receitas rápidas e fáceis
As comidas veganas costumam ser um grande tabu para quem não entende de veganismo.
Isso ocorre porque muitos não pensam nos milhares de grãos, tubérculos, legumes e verduras que existem quando falam de veganismo, mas em industrializados caros que substituem a carne.
A carne não precisa ser “substituída” por uma versão vegetal que se aparenta com ela. A substituição de importância que deve ocorrer é incluir na alimentação nutrientes e proteínas que tornarão seu prato balanceado.
Isso pode ser obtido com uma alimentação completamente a base de vegetais, que não necessariamente se assemelham com a carne, ou outros produtos de origem animal.
É justamente a versão industrializada de comidas veganas que tentam imitar carne, leite e ovos que fazem parecer que a comida vegana é cara. Mas não é. Também não é difícil de ser preparada, como muitos imaginam. Confira algumas dicas que provam que esses dois pensamentos são equivocados:
O QUE VEGANO COME?
É verdade que veganos só comem plantas. Mas quando as pessoas dizem isso na intenção de fazer graça, elas não reconhecem o quão abrangente é essa fala.
Existem cerca de 300.000 de plantas comestíveis ao redor do mundo. E tendo uma alimentação balanceada, é possível obter todos os nutrientes e proteínas necessários para seu corpo. Sem precisar recorrer a alimentos de origem animal.
Um prato vegano balanceado é composto por leguminosas e/ou sementes, oleaginosas, legumes e/ou verduras, cereais, tubérculos e/ou raízes.
Alguns exemplos de alimentos veganos:
-
Cereais: milho, aveia, quinoa, pão, arroz, macarrão, centeio, trigo, granola, amaranto, painço.
-
Tubérculos ou raízes: batatas, mandioca, inhame, mandioquinha.
-
Leguminosas: feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, soja, tremoço, amendoim, alfarroba.
-
Legumes: tomate, pepino, chuchu, cebola, cenoura, lentilha, nabo, palmito, pepino, rabanete.
-
Verduras: rúcula, couve-flor, agrião, alface, brócolis, alho-poró, chicória, coentro, couve, espinafre, repolho, alcachofra.
-
Sementes: linhaça, chia, gergelim, semente de girassol, semente de abóbora.
Em resumo, veganos comem muitas coisas! Alimentos que podem ser saudáveis e que não advém da exploração animal.
São diversas as formas de preparar alimentos gostosos e nutritivos usando somente plantas. Aqui estão algumas dicas de receitas rápidas e fáceis de preparar:
COMIDAS VEGETARIANAS FÁCEIS
Há uma busca cada vez maior por comidas vegetarianas na internet. Especialmente pelas comidas vegetarianas rápidas de se preparar.
É preciso ter em mente que há diversos tipos de vegetarianos. Há pessoas que não comem carne, mas ainda consomem leite e ovo, são os ovolactovegetarianos. Mas quem é vegetariano estrito não come nada que seja de origem animal.
Falamos um pouco sobre os tipos de vegetarianos nesse post aqui.
Leia: Vegetariano e vegano: como a comida vegana conquistou 30 milhões de brasileiros
Alguns encaram o preparo das comidas vegetarianas de maneira simples, têm mais facilidade de tirar a carne do prato e incluir vegetais bastante nutritivos.
Para outros pode ser mais desafiador mudar hábitos, fazer receitas sem ovo, mel e/ou leite e seus derivados. Tendo isso em vista, separamos algumas receitas deliciosas para vegetarianos não-estritos ou semi-estritos.
Feijoada Vegetariana (contém lactose)
Churrasco vegetariano (contém lactose)
Strogonoff de berinjela (contém lactose)
Quiche de espinafre (contém lactose e ovos)
Panqueca sem glúten de ricota (contém lactose e ovos)
Galettes de cenoura (contém lactose e ovos)
Fatias de bacon veggie (contém mel)
COMIDAS VEGANAS FÁCEIS:
É muito fácil ser vegano se você não voltar olhos somente aos produtos gourmets ou industrializados. Sem eles, a alimentação vegana se torna muito mais barata do que se pode imaginar, além de muito saudável.
Uma comida vegana fácil geralmente leva poucos ingredientes ou itens que não precisam de muito tempo de preparo.
Reunimos aqui algumas receitas doces e salgadas que vão te deixar com vontade de experimentar. Confira:
Comidas veganas simples:
Sorvete de morango (5 minutos)
Espaguete de abobrinha e molho pesto (30 minutos)
Dip de berinjela na air fryer (30 minutos)
Sagu com leite de coco e geleia de manga (30 minutos)
Falafel na air fryer (35 minutos)
PRATOS VEGANIZADOS
Os veganos adoram “veganizar” pratos tradicionais, especialmente aqueles que cresceram em famílias que comem carne.
Isto é, transformar um prato que tradicionalmente leva carne em algo vegano.
Para quem mora no Brasil isso é ainda mais comum, porque os pratos tradicionais brasileiros, em sua maioria, levam algum tipo de carne.
Confira algumas dicas:
COMIDA VEGANA CONGELADA
Já se foi a época em que era difícil encontrar comida vegana de rápido preparo. Ou seja, aquelas que já vinham prontas em embalagens e você só precisava colocar no forno, no microondas, ou fritar.
Atualmente você encontra congelados veganos em diversos supermercados, sejam hambúrgueres, salsichas, linguiças, peixes, até mesmo coxinhas veganas.
No Portal Vegano você também encontra carnes vegetais. Além de uma imensa variedade de alimentos veganos. Clique para conferir mais de 400 resultados de alimentos veganos no Portal Vegano. E aí? Essas dicas foram úteis? Confira nosso blog para mais dicas sobre veganismo! E vamos juntos levantar a bandeira dessa causa maravilhosa que é o veganismo.