Vegetariano e vegano: como a comida vegana conquistou os brasileiros

Vegetariano e vegano: como a comida vegana conquistou os brasileiros

Enquanto gradualmente mais brasileiros aderem ao veganismo ou vegetarianismo, ainda há muitas dúvidas acerca dos dois. Na intenção de esclarecê-las, o Portal Vegano criou um guia básico que conta tudo sobre essas dietas, assim como a diferença entre a dieta vegana e a dieta vegetariana, por que as pessoas estão cada vez mais deixando de consumir produtos de origem animal, e como você pode fazer para tornar-se vegano/vegetariano
Descubra a diferença entre ser vegano e vegetariano, por que as pessoas estão deixando de comer carne e como se tornar vegano:
Vegano x Vegetariano - Você sabe a diferença?

Com o aumento da quantidade de adeptos ao veganismo e vegetarianismo, é comum que as dúvidas em torno dos temas também cresçam. 

Já são 30 milhões de vegetarianos no Brasil, segundo a pesquisa do Ibope encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)  em 2018. Esse valor representa 14% da população, o dobro do valor referente ao ano de 2012. 

Enquanto ainda não há valores que estimam a quantidade de veganos no Brasil, acredita-se que, dentre os 30 milhões de brasileiros vegetarianos, 7 milhões deles sejam veganos.

Mesmo com esse expressivo aumento, ainda há uma grande confusão acerca do vegetarianismo e veganismo. Na intenção de esclarecer algumas dúvidas, o Portal Vegano criou esse guia básico do vegetarianismo e veganismo.

O QUE É O VEGETARIANISMO E VEGANISMO?

 A definição de vegetariano é: toda pessoa que não consome carne de qualquer origem. Ou seja, não consome bovinos, suínos, aves, peixes, frutos do mar, nem qualquer outra de origem animal. 

Atualmente, há quatro tipos de classificações para o termo:

 

Ovolactovegetariano:

É aquela pessoa que não consome nenhum tipo de carne, mas consome outros produtos de origem animal, como ovos, leite e derivados. Geralmente, esse tipo de vegetariano também consome mel.

Lactovegetariano:

Essa pessoa, além de não consumir nenhum tipo de carne, também não consome ovos. No entanto, ela ainda consome laticínios.

Ovovegetariano:

Como a palavra já sugere, as pessoas adeptas ao ovovegetarianismo ainda consomem ovos, mas não consomem leite e derivados.

Vegetariano Estrito:

São vegetarianos estritos todos aqueles que não consomem nenhum produto de origem animal em sua dieta. Ou seja, carnes, ovos, laticínios ou mel.

 

Inicialmente, o termo vegetariano seria referente apenas àqueles que são adeptos ao vegetarianismo estrito. Com o passar dos anos, no entanto, ele se popularizou apenas como “pessoa que não consome carne”, sendo utilizado também para quem é ovolactovegetariano, por exemplo.

 

Então qual é a diferença de um vegetariano estrito para um vegano?

Enquanto o vegetarianismo é uma dieta, o veganismo não se restringe apenas à alimentação, mas para todos os aspectos da vida. A pessoa que é vegana não consome nenhum produto de origem animal, seja cosmético, produtos de higiene, vestuário e remédios. 

O veganismo busca excluir, sempre que possível, todas as formas de crueldade animal. Sendo assim, respondendo a muitas dúvidas: Vegano não come ovo, não come queijo, nem peixe, nem mel, nem leite. Veganos consomem uma variedade de produtos à base de plantas.

 

POR QUE SER VEGANO OU VEGETARIANO?

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a escolher o veganismo ou vegetarianismo. O amor aos animais é um deles, visto a evidente exploração animal nas fazendas industriais para a alimentação humana. 

Questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente também são uma grande motivação que, inclusive, estão diretamente ligadas à criação de gado para a alimentação.

Por exemplo, a pecuária é um grande contribuidor para o aquecimento global devido às emissões de gás metano gerado pelos animais criados para consumo. 

Além disso, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 70% da água brasileira é utilizada na agropecuária, onde mais da metade dessa porcentagem é desperdiçada. Esse setor também é o maior responsável pela poluição das águas, destruição das florestas e do solo pelo mundo!

A religião também pode ser uma razão para adotar o veganismo ou vegetarianismo. Adventistas, jainismo, hinduísmo e Hare Krishna, por exemplo, são religiões que adotam o vegetarianismo como dieta.

Além disso, muitos adotam ao veganismo ou vegetarianismo na intenção de viver uma vida mais saudável e/ou emagrecer.

 

O VEGANISMO OU VEGETARIANISMO FAZ MAL PARA A SAÚDE?

Não! Na verdade, o abandono do consumo de produtos de origem animal pode auxiliar nos cuidados com a saúde. Mas, para isso, é necessária uma alimentação equilibrada e bem planejada, isto é, com o consumo de alimentos variados, de preferência naturais, integrais e frescos.

Evite o consumo de frituras e industrializados, por exemplo (essa recomendação serve para onívoros também). E sempre prefira pratos que proporcione todos os nutrientes essenciais para o seu corpo, como vitamina D, cálcio, ferro, ômega-3 e proteínas.

Dietas a base de planta, quando feitas de forma correta, são extremamente benéficas.

 

COMO COMEÇAR A DIETA VEGANA OU VEGETARIANA?

É preciso ter algumas coisas em mente para fazer a transição de dietas de forma equilibrada. Fizemos uma lista para você se planejar melhor:

1- Primeiramente, se informe. Por que você deseja tornar-se vegano ou vegetariano? É pelo seu repúdio a crueldade animal? É por conta do meio ambiente? Nesse caso, busque alguns documentários para aprender um pouco mais (o Portal Vegano já fez sugestões incríveis no Instagram!). Leia mais, e não se esqueça de consultar plataformas veganas. Essa pesquisa vai reforçar sua decisão.

2- Encare com naturalidade. O veganismo/vegetarianismo não é um bicho de sete cabeças. Reconheça que essa é uma mudança gradual e vá com calma. Não tenha medo de estar indo devagar demais, cada um possui seu tempo. O importante é não desistir.

3- Conheça os produtos que você pretende adquirir. Alguns produtos veganos possuem selos, outros não. É importante verificar sempre a embalagem.

4- Troque informações com outro veganos! Isso irá ajudar na familiarização com o movimento, e tornará sua mudança mais fácil.

5- Experimente! Existem milhares de plantas comestíveis que você sequer havia imaginado comer. Conheça novos sabores! Tenho certeza que, além de aumentar suas opções, você incluirá novos nutrientes na sua rotina.

6- Busque um profissional de nutrição. O acompanhamento irá garantir que essa nova alimentação seja saudável e planejada.

 

JÁ SOU VEGETARIANO. COMO ME TORNAR VEGANO?

A transição do vegetarianismo para o veganismo também não é tão complicada quanto parece. Inclusive, as dicas acima ainda são válidas, ok?

Além delas, caso você não seja vegetariano estrito, você pode começar adaptando sua antiga alimentação com sua nova alimentação.

·         Comece conhecendo os leites vegetais

Existem uma variedade de leites vegetais que atendem a todos os tipos de gostos e necessidades. 

Leite de arroz, leite de amêndoas, de avelã, de aveia, de semente de girassol, de amendoim... Enfim, você pode escolher diversos tipos de leite que podem ser utilizados em receitas salgadas e doces e, melhor ainda, sem crueldade animal.

 

·         Substitua o mel pelo melado de cana

Os veganos não consomem mel porque ele é a fonte de alimento das abelhas.

Além disso, as abelhas são controladas pela apicultura de forma extremamente cruel, onde utilizam fumaça para atordoá-las e ter facilidade de manusear a colmeia. 

Esse ato pode provocar asfixia, além de matar muitas abelhas queimadas.

 

·         Conheça os queijos veganos

Os queijos veganos são ótimos substitutos na fase da transição. Mas você não precisa se prender somente a eles. 

O tofu é encontrado em diversos locais, pode ser temperado a gosto do consumidor e, ainda, é uma ótima fonte de nutrientes! 

Além disso, você também pode preparar o seu queijo em casa gastando muito pouco.

 

Como já citado, é importante fazer uma transição gradual, devagar e, se possível, com orientação profissional. E não se restrinja de buscar dicas online! A internet é um acervo imenso de receitas veganas incríveis.

 

O QUE VEGANO COME?

Um prato vegetariano ou vegano bem feito, além de saciar, irá fornecer tudo o que o seu organismo precisa. Isso mesmo, completo, com todos os nutrientes, inclusive proteínas! Não existe um cardápio a se seguir. Apenas preencha seu prato com a quantidade necessária de nutrientes. Para isso, ele deve ser composto de ¼ cereais tubérculos e/ou raízes, ¼ leguminosas e ½ legumes e/ou verduras.

 

São alguns exemplos de:

·         Cereais: milho, aveia, quinoa, pão, arroz, macarrão

·         Tubérculos: batatas, mandioca, inhame

·         Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, ervilha

 

Apesar disso, uma das maiores preocupações entre os veganos e vegetarianos é a vitamina B12, que só está presente em carnes, leites e ovos. Para obter essa vitamina, é necessário suplementação.

 

Não há uma única receita sobre “o que comer”. Isso porque tornar-se vegetariano é um processo de mudanças influenciado pela individualidade de cada pessoa, seus gostos, sua saúde, sua disponibilidade de tempo e recursos, seu âmbito social etc. 

O importante é procurar informação, opções e experimentar. Cada pessoa vai descobrindo soluções para seu caso. 

Claro que a ajuda de um profissional de nutrição pode facilitar tudo isso! Então recomendamos que, caso seja possível para você, procure um nutricionista para te ajudar a adequar sua alimentação e sanar suas dúvidas.

De qualquer forma, os benefícios para você, para o planeta e para os animais são inúmeros. Essa mudança vale muito!

 

Te ajudamos a entender um pouco sobre o veganismo e vegetarianismo?

Que tal conhecer o nosso marketplace? No Portal Vegano você encontrará diversos produtos veganos para seu consumo. São mais de 150 lojas e 3.000 produtos. Venha conferir!

 

 

Fontes:

Sociedade Vegetariana Brasileira

Revista Menu

Green Me

Vegan Business

Por Millena Borges | Criado em: 24/09/2020 | Editado em: 25/09/2020
Millena Borges
Técnica em Controle Ambiental e graduanda em Jornalismo. Vegetariana em transição para o veganismo.
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
 (45) 9 9152-6684  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h