Alimentação Vegana: Tudo o que você precisa saber

A alimentação vegana é um assunto que ainda desperta dúvidas em pessoas que não tem muito contato esse estilo de vida e, até mesmo, nos próprios veganos. Confira mais sobre o assunto neste artigo.  
Compartilhar:
A alimentação vegana é um assunto que ainda desperta dúvidas em muitas pessoas por aí. E isso é ótimo, aliás! Entenda sobre o assunto!
Alimentação vegana

A alimentação vegana é um assunto que ainda desperta dúvidas em muitas pessoas por aí. E isso é ótimo, aliás!

Essas dúvidas podem surgir em pessoas que não têm tanto contato com o veganismo, interessados em adotar esse estilo de vida e até mesmo dos próprios veganos.

Por isso, trouxemos este texto para explicar mais sobre a alimentação vegana e todo este estilo de vida. Acompanhe!

O que é uma alimentação vegana?

Uma alimentação vegana é aquela que não inclui nada de origem animal, desde carnes até ovo, leite, corantes e produtos derivados de origem animal.

O cardápio vegano, entretanto, diferente do que muitas pessoas pensam, não é nem um pouco limitado.

Inclusive, cada vez mais é possível encontrar alimentos veganos de forma fácil, rápida e acessível.

E além dos produtos industrializados, os veganos contam com uma vasta lista de frutas, verduras, legumes, oleaginosas, cereais, sementes, etc.

E, não, vegano não come apenas saladas. Dentro das opções veganas é possível fazer receitas deliciosas e nutritivas.

O veganismo no Brasil

No Brasil, é possível notar um crescente interesse pelo veganismo. De 2016 a 2021 os volumes de buscas pelo termo “vegano” subiram mais de 300%.

E apesar de não termos pesquisas sobre a alimentação vegana no Brasil, em 2018, a pesquisa do Ibope mostrou que 14% da população se declara vegetariana.

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira e, em comparação com uma pesquisa do Reino Unido, onde 33% dos vegetarianos se declaram veganos, no Brasil teríamos 7 milhões de veganos. E isso lá em 2018. De lá para cá, estima-se que o número tenha crescido no país.

Qual é a diferença entre alimentação vegana e vegetariana?

Alimentação vegana e vegetariana

A diferença está na alimentação, mas também no estilo de vida. Enquanto os vegetarianos não comem carne, os veganos, além de carne, não ingerem, não vestem e não usam produtos de origem animal.

Portanto, marcas que fazem testes em animais estão descartadas, assim como qualquer produto que contenha ingredientes de origem animal, seja cosméticos, produtos de higiene, roupas, acessórios, materiais para casa, etc.

Por que adotar uma alimentação vegana?

Além da filosofia de vida por trás do veganismo, adotar uma alimentação vegana pode trazer muitos benefícios à saúde.

O tema ainda gera debate, mas a própria Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou que o consumo de carne em excesso está relacionado a doenças como, câncer, diabetes e problemas do coração.

Adotar uma alimentação vegana também diz muito sobre a nossa consciência em relação ao mundo.

Se as coisas continuarem como estão, nosso planeta e as futuras gerações devem enfrentar muitos problemas pela frente.

A produção de carne bovina, por exemplo, é um sério problema para a emissão de gás carbônico e para o desmatamento.

Ao adotar uma alimentação vegana, deixamos de contribuir com esses mecanismos prejudiciais para o planeta.

Afinal, uma alimentação vegana é balanceada?

Existe um mito em torno da alimentação vegana de que ela não é balanceada o suficiente para um ser humano. Mas como dissemos, isso não passa de um mito.

Existem, sim, algumas vitaminas fornecidas pela carne, mas elas podem ser suplementadas ou substituídas, sempre seguindo a orientação de um profissional, é claro.

Além disso, vai depender muito da alimentação de cada um. Não é saudável, por exemplo, parar de comer carne, mas se alimentar apenas de alimentos industrializados.

Assim como não é saudável ingerir carne, mas não balancear a dieta com vitaminas e nutrientes.

Uma alimentação vegana pode e deve ser balanceada e dessa forma vai garantir a saúde do indivíduo, mas depende de comer muitos alimentos naturais e ingerir vitaminas e nutrientes de forma regular.

Quais alimentos estão presentes em uma alimentação vegana?

Uma alimentação vegana deve ser composta de alimentos saudáveis e coloridos, que fornecem diferentes tipos de nutrientes e vitaminas ao organismo.

Procure comer muitos legumes como feijão, grão de bico e lentilha. Folhas verde-escuro fornecem cálcio, ferro e fósforo.

Já os cogumelos são uma ótima fonte de proteínas, os grãos e as sementes ajudam a fornecer vitaminas do Complexo B, e assim por diante.

Como montar pratos veganos no dia a dia?

Aliemntação vegana - como montar os pratos?

A campanha Segunda Sem Carne, proposta divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, indica uma quantidade ideal para cada tipo de alimento no prato:

  • 50% de verduras e legumes crus ou cozidos;
  • 25% de cereais e vegetais;
  • 25% de leguminosas.

Dentro dessa porcentagem, você pode variar os alimentos diariamente, evitando que a alimentação vegana caia sempre na mesma rotina.

É bacana também seguir canais, blogs e personalidades veganas que indiquem diferentes receitas, dando novas ideias de consumo.

Com criatividade, bons produtos e boa vontade é possível ter uma alimentação vegana deliciosa, balanceada e consciente.

Como o Portal Vegano pode te ajudar?

O Portal Vegano é um marketplace especializado em produtos veganos. Aqui você vai encontrar inúmeras marcas que têm o mesmo propósito que você: fazer do mundo um lugar melhor e mais consciente por meio da alimentação e do estilo de vida.

Por aqui você vai encontrar bebidas, congelados, alimentos frescos, chocolates, suplementos alimentares, queijos, manteigas, leites vegetais e muito mais para tornar a sua alimentação vegana muito mais completa.

E se você acha que os produtos do Portal Vegano se concentram apenas na alimentação está muito enganado!

Nosso objetivo é descomplicar o veganismo e disponibilizar uma plataforma completa para que você encontre tudo em um só lugar.

Confira agora mesmo os produtos do Portal Vegano e aproveite!

Conclusão

O mais importante quando falamos de alimentação vegana é ter foco e não desistir.

O papo pode parecer clichê, mas é muito importante e verdadeiro. Variar a alimentação e aprender novas receitas é um incentivo e tanto para descobrirmos as delícias do mundo vegano, que tem muito a oferecer.

Se você ainda não aderiu ao movimento pode começar aos poucos, adotando primeiramente uma alimentação vegetariana e aderindo ao movimento “Segunda Sem Carne”, por exemplo.

Nosso modo de pensar e de viver influencia outras pessoas a fazerem o mesmo. Portanto, seja você a mudança que você quer ver no mundo e adote o veganismo como filosofia de vida!

Por Portal Vegano | Criado em: 25/01/2022 | Editado em: 15/06/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Marketplace especializado em produtos veganos. Consumo consciente, com amor e compaixão
No Portal você encontra:
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616