Hábitos > Todos > Artigo

8 documentários sobre veganismo que você não pode perder

8 documentários sobre veganismo que você não pode perder

Os documentários sobre veganismo são importantes meios de informação para quem quer compreender os efeitos e consequências do consumo da carne
Conheça 8 filmes que irão te ajudar a entender sobre veganismo e, quem sabe, se tornar vegano
Texto: 8 documentário sobre veganismo que você não pode perder. Na imagem, a capa dos documentários Dominion, Terráquios, Months, The Game Changers, Paredes de Vidro, Cowspiracy, A Carne é Fraca e What The Health
Texto: 8 documentário sobre veganismo que você não pode perder. Na imagem, a capa dos documentários Dominion, Terráquios, Months, The Game Changers, Paredes de Vidro, Cowspiracy, A Carne é Fraca e What The Health

Informação é uma palavra-chave dentro do veganismo. Tanto para quem está na fase de transição, tanto para aqueles que são veganos a mais de 10 anos. O aprendizado é constante e nunca pode ser interrompido. 

Um dos meios mais fáceis para se conscientizar da importância do veganismo é assistindo a documentários e curta-metragens sobre o assunto. Muitos deles, inclusive, são os responsáveis por levar diversas pessoas ao veganismo. 

O Portal Vegano separou alguns filmes que todo mundo deveria assistir. Confira:

 

The Game Changers (2018)

A Dieta de Gladiadores é um filme de 2018 que acompanha James Wilks, um lutador de UFC que viaja o mundo tentando descobrir qual é a melhor dieta para atletas. 

Wilks entrevista diversos atletas de elite que seguem a dieta à base de plantas e descobre que tudo o que havia aprendido sobre comida e força física estava errado.

O documentário conta com a produção executiva de grandes nomes, como James Cameron, Arnold Schwarzenegger, Jackie Chan, Lewis Hamilton, Novak Djokovic e Chris Paul. 

 

Direção: Louie Psihoyos 

Produção: Louie Psihoyos, James Wilks e Joseph Pace

Site: https://gamechangersmovie.com/ 

Disponível em: Netflix

Assista ao trailer clicando aqui.

 

Terráqueos - Faça a conexão (2005)

Terráqueos, ou Earthlings é um documentário americano narrado pelo vencedor do Oscar, Joaquin Phoenix e com a trilha sonora composta pelo músico Moby, ambos veganos. 

Utilizando câmeras escondidas, o filme relata as consequências da dependência humana sobre os animais. 

As fazendas industriais e os testes de laboratório são apenas uma parcela impactante dessa história real. Lojas de animais, fábricas de filhotes, comércio de pele etc, lucram com a exploração e crueldade animal. 

Terráqueos é um dos documentários mais indicados para quem deseja refletir e se informar sobre a importância do veganismo por colocar o homem na mesma posição que todos os animais.

 

Direção: Shaun Monson 

Produção: Shaun Monson, Libra Max, Nicole Visram, Brett Harrelson, Babak Cyrus Razi, Maggie Q e Persia White

Site: https://www.terraqueos.org/

Assista ao trailer clicando aqui.

 

Paredes de Vidro (2007)

O famoso Glass Walls, documentário da ONG People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) narrado pelo ex-Beatle, Paul McCartney, traz uma mensagem importante: Todas as pessoas no mundo seriam vegetarianas se as paredes dos matadouros fossem de vidro. 

O filme é curto, mas o que é documentado é assustador. O abuso dentro das indústrias de carne e leite são expostos como se os telespectadores estivessem lá, atrás de paredes de vidro. Além das imagens reais dos animais explorados, o filme expõe informações acerca dos efeitos que isso produz no meio ambiente. 

 

Direção: PETA

Produção: Hayden Fowler, Bruce Friedrich, Philip Stein

Assista ao trailer clicando aqui.

 

Cowspiracy (2014)

Cowspiracy, o Segredo da Sustentabilidade é um documentário relativamente novo, mas que já marcou presença no mundo vegano. 

O filme não contém imagens de sofrimento animal e é focado nos impactos ambientais da produção de carne. Com bastante abrangência, são expostos dados e números tanto da pecuária terrestre quanto da produção de peixes, e como ambas estão por devastar nosso planeta. 

Ainda, apresenta-se investigações sobre diversas ONGs ambientais, como Sierra Club, Greenpeace, Sea Shepherd Conservation Society etc, e como eles trabalham para resolver (ou esconder) o problema. 

 

Direção: Kip Andersen e Keegan Kuhn

Produção: Kip Andersen e Keegan Kuhn 

Site: https://www.cowspiracy.com/

Disponível em: Netflix

Assista ao trailer clicando aqui.

 

A Carne é Fraca (2005)

Esse documentário brasileiro, produzido pelo Instituto Nina Rosa, apresenta os impactos do consumo de carne para a saúde, os animais e o meio ambiente. Com pouco mais de 50 minutos, o documentário apresenta imagens assustadoras sobre a problemática do consumo da carne. 

O filme conta com entrevistas com o ex pugilista Éder Jofre, o professor de Direito da UFSG Christian Guy Caubet, ex-pecuarista João Meirelles Filho, a doutora em Teoria Política e Ética Animal Sônia T. Felipe, e os jornalistas Dagomir Marquezi e Washington Novaes. 

 

Direção: Denise Gonçalves

Produção: Instituto Nina Rosa

Site: http://www.institutoninarosa.org.br/a-carne-e-fraca/

Disponível em: Youtube

Assista ao trailer clicando aqui.

 

M6nths (2019)

M6nths não precisa trazer imagens chocantes e explícitas. Todo o trabalho usado para a criação de M6nths já é o suficiente para deixar qualquer um assustado. Não é à toa que ganharam o "Oscar dos documentários", o Prêmio Panda de melhor curta metragem. 

O filme aborda a vida de um porco, desde seu nascimento, sua vida enjaulada e, por fim, o matadouro. Isso tudo num total de apenas 6 meses. 

6 meses de vida. Um semestre sem ver a luz do dia. Você ousaria olhar esse porquinho nos olhos, sabendo seu destino? Muitos não conseguem, de acordo com a diretora, Eline Schellekens. 

 

Direção: Eline Helena Schellekens

Produção: Eline Helena Schellekens

Assista ao trailer clicando aqui.

 

Que Raio de Saúde (2017)

Kip Andersen e Keegan Kuhn trazem mais um ótimo documentário, dessa vez o Que Raio de Saúde (What The Health). 

O filme mostra como empresas alimentícias estão ligadas à organizações com o objetivo de lucrar com produtos nocivos, sem que a população perceba que está se alimentando com comida extremamente perigosa. 

Você ficará surpreso quando descobrir como a indústria farmacêutica e alimentar se relacionam da pior forma possível. 

A crítica ao consumo de carnes, lacticínios e ovos é um dos principais pontos, assim como a defesa de uma dieta à base de plantas. 

 

Direção: Kip Andersen Keegan Kuhn

Disponível em: Netflix

Assista ao trailer clicando aqui.

 

Dominion (2018)

É considerado uma versão atualizada do documentário Terráqueos. Retrata a exploração e abuso dos animais criados para consumo em diversos setores como alimentação, vestuário, entretenimento e pesquisa. 

Um filme para abrir os olhos para a realidade do consumo animal.

Usando câmeras escondidas e drones, as imagens chocantes são narradas por Joaquin Phoenix, Sadie Sink, Kat Von D, Rooney Mara e Sia. 

 

Direção: Chris Delforce 

Produção: Chris Delforce

Site: https://www.dominionmovement.com/

Disponível em: Youtube

Assista ao trailer clicando aqui

 

Alguma indicação de documentário? Conta pra gente no nosso Instagram.

Não deixe de conhecer o Portal Vegano, o marketplace que reúne mais de 150 lojas de produtos veganos de setores variados.

 

Por Millena Borges | Criado em: 30/10/2020
Millena Borges
Técnica em Controle Ambiental e graduanda em Jornalismo. Vegetariana por amor aos animais!
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
 (45) 9 9152-6684  contato.portalvegano@gmail.com  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h