Ferro na dieta vegana: veganos devem fazer uso de suplemento?
POR QUE CONSUMIR ALIMENTOS QUE CONTENHAM FERRO?
Ferro é nutriente fundamental em nosso corpo, atua na produção de hemácias, auxiliando no transporte de oxigênio para as células. É necessário para o sistema imunológico, pois é utilizado no processo de combate a infecções.
Sabia que o déficit de ferro pode diminuir bastante a qualidade de vida e, em casos extremos, levar à anemia profunda.
O ferro faz parte de muitas reações químicas no nosso corpo e é necessário para a produção de energia, por isso que um dos sintomas da falta de ferro é a fadiga física.
A falta de micronutriente também pode causar problemas no desenvolvimento intelectual, especialmente em crianças.
QUAIS OS SINTOMAS DA FALTA DE FERRO?
A falta de ferro possui sintomas bastante comuns, o que podem ser indicativos de outros problemas de saúde. Por isso, é importante fazer o exame de ferritina (que verifica a falta ou excesso de ferro no organismo) e não fazer o uso de suplementação por conta própria.
Alguns sintomas da falta de ferro são:
- Queda de cabelo
- Unhas frágeis
- Exaustão
- Tontura ao se levantar rápido
- Dificuldade de acordar pela manhã
- Muito cansaço ao fazer/terminar atividades físicas
- Maior frequência de gripes e dores de garganta e/ou resfriados duradouros
A déficit de ferro pode desenvolver anemia (chamada também de anemia ferropriva), mas somente em estágio avançado.
A anemia é o resultado da falta de glóbulos vermelhos saudáveis no organismo, levando à redução do fluxo de oxigênio no sangue.
POR QUE ESTOU COM DEFICIÊNCIA DE FERRO?
Uma alimentação desequilibrada, desprovida de ferro, ou a dificuldade de absorção desse nutriente são grandes possibilidades. No entanto, o principal fator é a perda de sangue.
Mesmo que a pessoa mantenha uma alimentação rica em ferro, caso ela lide com ciclos menstruais ou gestação, os níveis podem estar abaixo do desejado.
Durante a gestação a demanda de ferro é ainda maior para a produção de células vermelhas, da placenta e para o desenvolvimento do feto. Além disso, há grande perda de sangue durante o parto. Sendo assim, é necessária uma suplementação durante o período gestacional.
Também podem levar a esse déficit problemas de saúde que tenham fácil perda de sangue, como hemorroidas, miomas com sangramento e cirurgias. Para tratar a deficiência de ferro, é necessário buscar um profissional que indique um suplemento.
O tratamento é longo, podendo levar anos, principalmente em casos em que houve ou há perda de sangue.
O QUE PODE DIMINUIR A ABSORÇÃO DE FERRO?
Sendo a deficiência da absorção uma das causas de baixos níveis de ferro no organismo, é importante que observemos a interação do ferro na presença de outros nutrientes/alimentos.
Alguns exemplos que inibem a absorção:
- Ingestão de cálcio junto com a ingestão de ferro
- Ácido fítico, presente em sementes, grãos e legumes. Ele é responsável por reduzir a absorção de minerais de uma refeição. Para evitá-lo, deixe as sementes e grãos de molho de 8h à 12h, e descarte a água
- Polifenóis, encontrado em chás e café. Os polifenóis são compostos bioativos também encontrados nos vegetais que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Consuma café e chás com intervalo de aproximadamente 2 horas das principais refeições, como almoço e jantar
- Inflamações. O intestino não absorve ferro direito durante inflamações, mesmo com uma boa alimentação.
COMO EU POSSO AUMENTAR MINHA ASBORÇÃO DE FERRO?
- Tome ácido ascórbico (vitamina C) na mesma refeição que for consumir ferro
- Combine alimentos com alto teor de ferro
- Tenha uma flora intestinal saudável. Uma flora positiva facilita a absorção de ferro até no intestino grosso. Para isso, tenha bons hábitos alimentares e faça uso de alimentos ricos em fibras
- Consuma aminoácidos sulfurados, pois contém enxofres que, quando livres, podem formar radicais ácidos, facilitando a absorção. Você encontra aminoácidos sulfurados em grande quantidade nos feijões, por exemplo
- Ácidos orgânicos também são bons otimizadores. Eles estão presentes em algumas verduras e legumes como repolho roxo, alface, beterraba, couve, acelga e sementes de girassol.
SOU VEGETARIANO OU VEGANO. VOU PRECISAR TOMAR SUPLEMENTO?
Não. Essa ideia surgiu do conceito errôneo de que existe um ferro bom (ferro heme) e um ferro ruim (ferro não-heme).
O ferro heme possui uma bolha de proteção, chamado de anel de porfirina, que o protege. Isso significa que poucos fatores poderão alterar sua absorção. Ele é absorvido em torno de 10 até 40%, e é encontrado em animais, por isso, também é chamado de ferro animal.
O ferro não-heme, também chamado de ferro vegetal, não possui esse anel. Sendo assim, ele é mais vulnerável a fatores que facilitam ou dificultam sua absorção, que é de 2 a 20%. No entanto, ela pode ser otimizada com o consumo de vitamina C.
É importante mencionar que a carne é uma junção desses dois tipos de ferro. A ideia de que somente é possível obter quantidades satisfatórios através da carne é um mito.
O médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch, um dos profissionais notavelmente atuantes no estudo da alimentação vegetariana, desmistifica essa questão. Por exemplo, a absorção de ferro proveniente da carne fica em torno de 18%, já do feijão, se absorve 10% de ferro.
Em um cálculo básico feito pelo Dr. Slywitch, usando como base 190 calorias, o valor diário recomendado pelo Ministério da Saúde sobre o consumo de carne, temos:
100g de carne vermelha (que representa uma concha de feijão). Nela há 1,9mg de ferro, onde 18% é absorvido, dando um total de 0,34 mg absorvido.
No caso de feijão, há 4,0mg de ferro na sua quantidade equivalente, onde 10% é absorvido. Sendo assim, 0,40mg de ferro é absorvido, um valor equivalente ao que é absorvido no consumo de carne.
Uma pessoa precisa absorver por dia de 1 a 2mg de ferro, sendo assim, o que não é absorvido no consumo da carne, deve ser absorvido com comidas de origem vegetal.
A suplementação é necessária apenas em casos de deficiência, e isso pode ocorrer tanto em quem consome carne, como em quem não consome.
QUAIS ALIMENTOS VEGANOS OU VEGETARIANOS POSSUEM ALTO TEOR DE FERRO?
*Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – Taco 3ª edição
E aí? Está pronto para incluir mais alimentos ricos em ferro na sua dieta?
Lembre-se de checar seus níveis de ferro com seu médico ou nutricionista. Se necessário, eles podem recomendar adequações na dieta ou suplementações.
O Portal Vegano oferece um catálogo diversificado para você! E caso precise de suplementação, você encontra duas ótimas opções para consumo.
Fontes: Vídeos do canal Alimentação Sem Carne – Dr Eric Slywitch, por Dr. Eric Slywitch, CRM SP nº 105231
Livro: Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos