Gordura anidra de leite é vegano?

Muitos veganos se preocupam quando encontram que um produto apresenta gordura anidra de leite. Confira as propriedades desse ingrediente:
Compartilhar:
Não. A gordura anidra de leite nada mais é do que uma manteiga desidratada. Confira suas propriedades:
um pote e uma colher com manteiga em cima de uma superfície de madeira

Reprodução: indiamart.com

 

A gordura anidra de leite, também conhecida como butteroil é, de acordo com o Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária “o produto gorduroso obtido a partir de creme ou manteiga pela eliminação quase total de água e sólidos não gordurosos, mediante processos tecnologicamente adequados”. 

Isto é, é uma manteiga sem água. Sendo assim, ela não é vegana. 

Essa manteiga é rica em gordura trans e gordura saturada, dois tipos de gorduras que não devem ser consumidos em excesso. Veja por quê: 

 

GORDURA TRANS 

A gordura trans é um ácido graxo trans produzido industrialmente. Ela é muito utilizada para conferir textura e crocância nos produtos, por isso é comumente encontrada em biscoitos e salgadinhos. 

É uma gordura parcialmente hidrogenada, encontrada em produtos com ingredientes de origem animal e que não apresenta benefícios. 

Na verdade, é comprovado que seu consumo aumenta os níveis de colesterol LDL, também conhecido como “colesterol ruim”, e diminui os níveis de HDL, o “colesterol bom”. 

Sendo assim, o seu consumo aumenta os riscos de doenças ligadas ao colesterol LDL alto, como diabetes, e até infarto. 

Você poderá encontrar gordura trans em produtos industrializados como margarina, biscoitos recheados, salgadinhos, massas folhadas, maionese, pipoca de microondas, sorvetes, chocolate diet, frituras como batatas fritas, sopas enlatadas etc. 

Devido seu imenso risco a saúde, o máximo de gordura trans que é permitido pela ANVISA é de 0,2g por porção de alimento. 

 

GORDURA SATURADA

Assim como a gordura trans, a gordura saturada é bastante encontrada em produtos de origem animal. Por exemplo, carnes vermelhas e brancas, leite e derivados. No entanto, ela também está presente em produtos de origem vegetal, como óleo de côco e azeite de dendê. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo dessa gordura não deve superar 10% do valor das calorias ingeridas em um dia. Ou seja, se você consome 1.500 calorias em um dia, você não deverá consumir mais que 150 calorias de gordura saturada. 

O valor recomendado é ainda mais baixo para quem possui problemas cardíacos, sendo de 7%. 

Não se deixe enganar pelos “bons benefícios” desse subtipo gorduroso. Apesar de aumentar um pouco o colesterol HDL, essa gordura também eleva o colesterol LDL, aumentando os riscos de infarto. 

No entanto, ela não é tão ruim quanto a gordura trans, a qual deve ser evitada sempre que possível. 

 

Te ajudamos a entender um pouco sobre a gordura anidra do leite? 

Podemos te ajudar a evitar o consumo dela! 

Confira nosso marketplace, Portal Vegano! Lá reunimos mais de 3.000 produtos livres de ingredientes de origem animal! Confira. 

 

Por Millena Borges | Criado em: 06/10/2020 | Editado em: 10/06/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Técnica em Controle Ambiental e graduanda em Jornalismo. Vegetariana em transição para o veganismo.
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616