Benefícios do veganismo na prevenção do câncer

Benefícios do veganismo na prevenção do câncer

O veganismo têm se mostrado eficiente na prevenção e até no tratamento de diversas doenças crônicas. Saiba qual o papel dele em relação ao câncer
Ser vegano pode auxiliar na prevenção do câncer! Saiba quais alimentos consumir, o papel do veganismo na prevenção e outros benefícios
Veganismo contra o câncer - Na imagem, uma senhora segurando uma bacia com legumes e verduras

Quem inicia a dieta vegana consegue perceber os benefícios praticamente imediatos ao seu corpo. Uma alimentação nutritiva e equilibrada à base de vegetais têm se mostrado cada vez mais eficiente para com os cuidados com a saúde. 

Atualmente, alguns estudos conseguem comprovar que há benefícios em manter uma dieta vegana em relação a uma dieta onívora. Por exemplo, a Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos publicou um artigo em 2016 declarando que uma dieta vegana balanceada pode auxiliar na prevenção e tratamento de certas doenças. Saiba mais no blog da Dra. Karla Santone.

Uma das doenças cuja alimentação vegana têm ajuda a prevenir é o câncer. Reunimos alguns pontos interessantes para esclarecer como o veganismo pode ser benéfico nessa prevenção. 

*É importante esclarecer que o tratamento de qualquer doença deve ser feito com base em orientações médicas. O veganismo não é a solução para tratamento, mas está relacionado à prevenção. 

 

COMO O CÂNCER SE DESENVOLVE 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), “câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos”. 

A multiplicação dessas células costuma ser agressiva ao corpo, podendo levar à formação de tumores benignos (sem capacidade de invadir outros tecido ou órgãos) ou malignos (capazes de invadir outros tecidos ou órgãos, ou seja, provocar metástase).  

É possível que haja uma predisposição genética nas ocorrências de câncer, mas a maior parte dos casos ocorrem por fatores externos, como ambiente, uso de cigarros, consumo de álcool, exposição a radiações, medicamentos, alimentação inadequada etc.

  

COMO O VEGANISMO AJUDA A PREVENIR O CÂNCER? 

Os alimentos veganos (frutas, verduras, legumes, leguminosas, grãos etc) são ricos em vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos que previnem diversos tipos de câncer. 

Sendo assim, uma dieta vegana balanceada pode aumentar as defesas do sistema imunológico e prevenir essa e outros tipos de doenças. 

Já uma alimentação inadequada, com alto consumo de gorduras e industrializados, por exemplo, pode levar à danos nas células, o que é fator para o desenvolvimento de um câncer. 

Um estudo publicado na revista médica A Epidemiologia, Biomarcadores e Prevenção do Câncer em 2013 mostra que as dietas vegetarianas apresentam menores riscos de câncer, e oferecem maior proteção contra a incidência dele. 

Outro artigo publicado no periódico biomédico American Journal of Clinical Nutrition apresenta dados que relacionam dietas veganas com decréscimo de 35% no risco de câncer de próstata. 

Em contraposição, alguns estudos têm encontrado resultados que relacionam o consumo de carne com maiores riscos de câncer. Como o Meat consumption and mortality - results from the European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition (Consumo de carne e mortalidade - resultados de uma investigação prospectiva europeia sobre câncer e nutrição), publicado na revista médica BMC Medicine em 2013.

Outro ponto interessante sobre os agrotóxicos. Ao contrário do que se pode imaginar, as carnes têm alto teor desses químicos pelo fator de bioacumulação nos tecidos animais. Isso porque a grande maioria de animais para abate comem a vida toda ração contendo milho e soja de monocultura rica em agrotóxicos e defensivos agrícolas. De qualquer forma, opte sempre por consumir frutas, legumes e verduras orgânicas. Mas caso não haja possibilidades, de acordo com o INCA, “os benefícios de ingestão desses vegetais são maiores do que os malefícios do consumo desses alimentos com resíduos de agrotóxicos.” 

Saiba mais em Mitos e Verdades sobre a alimentação no site do INCA. 

 

O QUE COMER PARA PREVENIR O CÂNCER

Primeiro, é preciso ter uma dieta bem equilibrada. Isso pode ser obtido consumindo porções adequadas de alimentos ricos em nutrientes, fibras, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios etc. 

Já demos uma dica aqui no blog de como montar um prato vegano perfeito! Confira: Como montar um prato saudável e vegano 

Em entrevista para a Revista Vegetarianos, o nutricionista Fabio Gomes, do INCA, comentou que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos índice de gordura de origem animal ajuda a diminuir em 40% o risco de câncer e de doenças crônicas não transmissíveis. 

De acordo com o site do INCA, o ideal é consumir alimentos in natura. Deve-se consumir pouco ou, se possível, evitar os alimentos ultraprocessados. 

Recomenda-se o consumo de 5 porções de vegetais por dia, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes. 

 

OUTUBRO ROSA, AUTOEXAME E PREVENÇÃO

O tipo de câncer mais comum no mundo, além do câncer de pele, é o câncer de mama. Por isso, é preciso estar alerta para os sinais e, principalmente, conhecer as prevenções. 

Alterações de assimetria das mamas, desvio, inversão ou alteração na cor do mamilo, vermelhidão ou secreção (transparente, rosada ou avermelhada) são alguns dos sinais que devem ser investigados por médicos. 

É importante que mulheres acima de 50 anos realizem o exame de mamografia a cada dois anos. 

O autoexame não é mais indicado pelo INCA como método de rastreamento de câncer de mama pois não é capaz de descobrir tumores de até 1cm. Sendo assim, recomenda-se a procura de um profissional para que os exames sejam realizados da forma correta de forma periódica.

Como forma de prevenção, é importante a realização de atividades físicas, consumo de alimentos saudáveis, controle do peso e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. 

É importante lembrar que a o câncer de mama também pode ocorrer em homens, apesar de ser menos frequente. 

Alguns sintomas são: 

Surgimento de caroço próximo ao mamilo

Retração do mamilo

Dor unilateral na mama

Secreção pelo mamilo

Saiba mais sobre o câncer de mama em homens aqui

 

OUTROS BENEFÍCIOS DA DIETA VEGANA 

A dieta vegana equilibrada, além de auxiliar na prevenção do câncer, também apresenta outros benefícios, como reduzir o risco de doenças cardíacas e doenças crônicas. 

Isso se deve a mínima ingestão de gorduras saturadas e alta ingestão de alimentos veganos in natura. Veja outros benefícios:

Diminui os riscos de obesidade

Auxilia no controle do peso

Menores riscos de intoxicação alimentar

Maior expectativa de vida 

Uma vida mais sustentável e natural

Auxilia o bom funcionamento do sistema imunológico

Diminui os riscos de diabetes

Melhora o condicionamento físico

 

O veganismo é um estilo de vida benéfico para si e para todos ao seu redor. São incontáveis fatores benéficos para sua vida, para vida dos animais e do meio ambiente. 

Venha com a gente experimentar uma vida mais natural! 

Conheça o Portal Vegano, o marketplace com mais de 3.000 produtos livre de exploração animal. 

Por Millena Borges | Criado em: 20/10/2020 | Editado em: 23/10/2020
Millena Borges
Técnica em Controle Ambiental e graduanda em Jornalismo. Vegetariana em transição para o veganismo.
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