Substitua os corantes por opções veganas
Que corantes utilizados em produtos alimentícios são prejudiciais à saúde, muitos já sabem. Mas você sabia que eles, sejam voltados para alimentação ou não, podem conter ingredientes de origem animal e podem ser testados em animais?
Muitas vezes algumas informações nos rótulos de produtos passam despercebidas. O corante é uma delas!
O exemplo mais comum é o corante vermelho, que é feito de milhares de insetos, chamados de Cochonilha (Dactylopius coccus). Estima-se que é preciso cerca de 70.000 insetos esmagados para produzir 450 gramas do corante vermelho. Absurdo, né?
Este corante pode ser descrito no rótulo como corante E120, carmim, ácido carmínico, corante natural vermelho 3 ou 4, goma laca, laca de alumínio, CI 75470, entre outros.
Este corante é amplamente utilizado na indústria alimentícia, dando cor a vários produtos, como sucos, balas, doces, geléias, refrigerantes e iogurtes. Além de encontrado em alimentos, ele pode ser visto em tintas, esmaltes, cosméticos, roupas, cápsulas de remédios, etc.
Caso queira ressaltar a cor de algum alimento, ou até mesmo dar um toque extra em roupas e cosméticos, você pode substituir o corante vermelho por beterraba!
Para obter a cor azul, use repolho roxo;
Para o verde, espinafre;
Para o amarelo, açafrão-da-terra;
Para o laranja, use a cenoura! E por aí vai…
Colorir suas receitas e produtos de forma natural é muito fácil! Basta usar a criatividade! E fique de olho nos rótulos de produtos industrializados!
Que tal conferir um marketplace vegano com mais de 3.000 produtos e 150 lojas? Acesse o Portal Vegano para adquirir produtos livres de crueldade animal.
Fonte: PETA