Vegano, vegetariano, cruelty free, orgânico e natural: qual a diferença?

Vegano, vegetariano, cruelty free, orgânico e natural: qual a diferença?

Saiba a diferença entre esses conceitos que estão cada vez mais populares
Conheça a diferença entre os termos, aprenda a identificar e saiba onde comprar produtos veganos, cruelty free, orgânicos e naturais.
Vegano, cruelty free, orgânico e natural. Você sabe a diferença? - Texto sob fundo verde com pessoa segurando uma caixa com verduras e legumes

Uma suposição muito comum em relação aos produtos veganos e vegetarianos é de que eles são naturais ou orgânicos também. Mas há diferença entre essas classificações.

Para entender isso, é importante conhecer o conceito por trás de cada um desses termos. Você vai se surpreender com as informações que encontrará sobre cada um deles. 

 

ORGÂNICO 

Um produto orgânico precisa ter em sua composição matérias primas cultivadas sem nenhum tipo de agrotóxico, adubos químicos ou transgênicos.

Sendo assim, qualquer produto orgânico será livre de componentes sintéticos, como parabenos, sulfatos, petrolatos etc. 

Esses componentes não são bons para saúde, podendo levar ao desenvolvimento de reações alérgicas, e contribuem para o surgimento de doenças como o câncer. Por isso é sempre interessante optar por um produto orgânico. 

No entanto, não significa que eles são 100% sustentáveis, visto que eles não necessariamente são veganos. 

Para um produto ser orgânico, ele apenas precisa conter em, pelo menos 95% de sua composição, ingredientes orgânicos. Os outros 5% devem ser compostos por água e/ou ingredientes de origem natural. Essa origem natural pode estar também explorando indevidamente um área de proteção ambiental, por exemplo.

 

NATURAL

Para um produto ser natural, ele deve ser composto por 95% de ingredientes de origem natural e 5% de ingredientes orgânicos. 

Para um ingrediente ser natural, ele deve vir direto da natureza, ou seja, livre de aditivos químicos ou sintéticos, como conservantes, propileno, amônia, silicone, parabenos, derivados de petróleo etc. 

Sabendo disso, muitas pessoas podem acreditar que isso significa que os produtos naturais também são veganos. Na verdade, eles nem sempre são. 

Os produtos naturais podem ser veganos, como manteigas vegetais, óleos e extratos vegetais… Mas também podem ser corantes naturais como o carmim, ou até a lanolina, que não são veganos. 

 

CRUELTY-FREE

Esse termo é muito associado com os produtos veganos mas, acredite ou não, nem sempre um produto cruelty-free é vegano! 

Isso porque os produtos cruelty free são aqueles que não são testados em animais. No entanto, isso não garante que não há matérias primas de origem animal na sua composição. 

Para garantir que o produto também seja vegano, é importante ficar de olho na embalagem. 

 

VEGANO

Um produto vegano não pode possuir nenhum componente de origem animal ou ser testado em animal. 

Isso significa que todo produto vegano é cruelty-free (mas, lembre-se, nem todo produto cruelty-free é vegano).

Mas, como citado anteriormente, nem todo produto vegano é natural ou orgânico. Os produtos veganos podem conter aditivos e/ou conservantes químicos e/ou sintéticos. 

 

VEGETARIANO

Por fim, os produtos vegetarianos.

Assim como os produtos veganos, eles também podem conter aditivos ou conservantes químicos e/ou sintéticos.

Para saber um pouco sobre a diferença entre um produto vegano e um vegetariano é importante conhecer um pouco os termos.

Enquanto o veganismo é um estilo de vida, seus produtos não se resumem apenas à alimentação, mas roupas, itens de limpeza, cosméticos etc. Enquanto os produtos vegetarianos são apenas alimentícios. 

Leia mais: Vegetariano e vegano: como a comida vegana conquistou 30 milhões de brasileiros

Em geral, os produtos vegetarianos não podem apresentar carne ou derivados. No entanto, alguns produtos que contenham leite ou derivados, ovos ou mel podem ser considerados vegetarianos pela marca fabricante, o mesmo vale para pratos em restaurantes. Por isso é importante saber identificar os produtos. Veja abaixo como: 

 

COMO IDENTIFICAR OS PRODUTOS?

Um dos métodos de descobrir se um produto é vegano, cruelty free, orgânico ou natural é ler a lista de ingredientes na embalagem ou etiqueta. 

Mas é quase impossível conhecer todos os ingredientes que compõem um alimento, cosmético ou qualquer outro produto. 

Por isso que existem os selos! Os selos estão na embalagem para identificar que tipo de produto é aquele, o que facilita muito a vida do consumidor. 

Existem diversos selos diferentes para um mesmo tipo de produto. 

Aqui no Brasil, quando estiver buscando por produtos veganos, você pode buscar pelo certificado da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

Outros selos veganos carregam a palavra “vegano” ou “vegan”, ou até mesmo um desenho de uma plantinha. 

Para identificar os produtos orgânicos, o selo mais utilizado é o “Produto Orgânico Brasil” ou o selo orgânico aferido pelo IBD.

Os selos de produtos naturais podem ser diversos, mas eles geralmente possuem “100% natural” ou apenas “natural” escrito no centro. 

Já os selos cruelty-free são os mais fáceis de reconhecer. Eles apresentam um coelhinho com a inscrição “cruelty-free”. 

 

Ficou alguma dúvida sobre como identificar os produtos veganos, orgânicos, naturais e cruelty-free?

Manda uma mensagem pra gente no Instagram que tentaremos te ajudar!

 

E você tem interesse em adquirir produtos cruelty-free veganos? No Portal Vegano você encontra mais de 3.000 produtos veganos, inclusive produtos naturais e orgânicos! Confira nosso marketplace.

 

 

Fonte: Blog Beleaf

Por Millena Borges | Criado em: 14/10/2020 | Editado em: 16/10/2020
Millena Borges
Técnica em Controle Ambiental e graduanda em Jornalismo. Vegetariana em transição para o veganismo.
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
 (45) 9 9152-6684  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h