10 Motivos para ser vegano ou vegetariano que você ainda não conhece!

Além de beneficiar a causa animal, você conhece outros motivos para ser vegano? Nós vamos te mostrar que existem vários, inclusive o de quanto esse estilo de vida influencia em uma vida mais saudável e feliz. Confira!
Compartilhar:
Além de beneficiar a causa animal, você conhece outros motivos para ser vegano? Nós vamos te mostrar que existem vários, inclusive o de quanto esse estilo
Por que eu sou vegano? - Conheça alguns motivos para seguir o veganismo

Seja por amor aos animais, ou para melhorar a própria imunidade, ser vegano vai muito além de nossos gostos e interesses. Conheça os principais motivos para ser vegano e aprenda como defender esse estilo de vida!

Escolher o veganismo pode até ter sido, em algum momento da história, simplesmente pelo amor aos animais. Mas hoje em dia a causa é muito maior do que essa.

São diversas as razões e argumentos a favor do veganismo. Alguns optam por esse estilo de vida por questões de saúde, por religião ou até pelo meio ambiente.

São tantos motivos para ser vegano que talvez seja difícil listar em um único post, mas reunimos aqui algumas razões bastante pertinentes.

1. Diminuir a fome no mundo

A indústria da carne demanda uma área imensa para produção de cereais. Esses cereais são exportados para alimentação de animais de criação extensiva.

Esses alimentos poderiam alimentar milhares de pessoas, caso não fossem destinados aos animais de abate.

Além disso, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), um hectare de terra pode produzir 22.500 kg de batata.

Nessa mesma área, produz-se apenas 185 kg de carne. Ou seja, em um hectare de terra, pode-se escolher produzir batatas e alimentar um grupo grande de pessoas, ou alimentar um grupo bem menor produzindo carne.

2. Economia de água

Você sabe quantos litros de água são necessários para a produção de 1kg de carne? 15 mil litros.

Já para produzir 1kg de cereais, de acordo com a FAO, são utilizados 1.300 litros.

A agropecuária é o setor que mais utiliza e desperdiça água! Além de ser o maior responsável pela poluição das águas, destruição das florestas e solo pelo mundo.

3. Ganho de saúde

Os benefícios à saúde são alguns dos motivos para ser vegano. Confira os principais:

  • Pele mais saudável;
  • Previne e diminui os riscos de doenças crônicas;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Diminui o índice de gordura corporal;
  • Diminui os níveis de colesterol;
  • Pode evitar alguns tipos de cânceres;
  • Dieta bastante nutritiva.

4. Não incentivar trabalho escravo

A pecuária é a atividade comercial brasileira que mais emprega mão de obra escrava, segundo o Ministério do Trabalho.

É considerado trabalho escravo:

  • trabalho forçado;
  • trabalho para pagar dívidas;
  • condições de trabalho precárias;
  • jornada exaustiva de trabalho.

Embora o trabalho escravo seja bastante presente nos setores de alimentação, ele também ocorre na produção de vestuário de algumas marcas, por exemplo.

Por isso, o veganismo não consome nada advindo da precarização do trabalho. Seja uma peça de roupa, um cosmético ou um produto alimentício.

por que ser vegano

5. Diminuir o efeito estufa

A pecuária é um grande contribuidor para o aquecimento global e esse é um dos motivos para ser vegano.

Segundo a FAO, a agricultura produz 18% do total de emissões de gases de efeito estufa no mundo inteiro.

Esse valor aumenta significativamente com o aumento do consumo de carne.

Um dos maiores contribuidores da intensificação do efeito estufa são os gases emitidos pelo gado.

Cada cabeça de boi libera 70 a 120 kg de metano por ano. Esse gás possui um impacto negativo 23 vezes maior do que o CO2.

6. Não compactuar com sofrimento animal

Os animais que são criados em cativeiro e também os bichinhos que são usados como cobaias, todos eles sofrem as consequências de uma vida de exploração.

Os testes em animais, por exemplo, são tão ruins quanto se alimentar de um bicho morto. Na verdade, esse é o destino dos animais de laboratório após os torturantes testes de segurança.

De acordo com a Coligação Europeia para o Fim das Experiências em Animais, a quantidade de animais usados para experiências por ano é de cerca de 115 milhões.

Destes, aproximadamente 3 milhões morrem e outros ficam com sequelas graves, sofrendo até o final de suas vidas.

Os produtos são testados em suas peles, olhos e até injetados em seus corpos substâncias tóxicas que ardem e machucam!

Após todo esse sofrimento, os bichinhos são sacrificados. Animais não são cobaias!

7. Ética

Além de todo o sofrimento e violência que esses animais lidam durante toda suas curtas vidas, muitos deles passam a vida em cativeiro e sequer conseguem ver a luz do dia, como é o caso das galinhas poedeiras, por exemplo.

Para quem tiver interesse, explicamos um pouco mais sobre o assunto no texto: Por que veganos não comem ovos?, caso queira conferir!

Por que se alimentar de um ser que, assim como a gente, sente dor, fome e medo?

Por que não aproveitar a nossa diversidade de plantas comestíveis e dar a oportunidade a animaizinhos de viver uma vida em liberdade?

Vamos diminuir a demanda! Quanto menor a demanda, mais animais livres teremos!

8. Economia de dinheiro

Muita gente pensa que o estilo de vida vegano é mais caro e até pode ser, dependendo das suas escolhas, mas se você optar por um cardápio saudável e nutritivo, com ingredientes naturais, dificilmente vai gastar mais em um almoço do que gastaria em um prato com carne, por exemplo.

Você consegue montar pratos super balanceados e com as vitaminas necessárias para uma boa saúde baseado em uma grande variedade de vegetais, frutas, hortaliças, nozes, cereais e muito mais.

Além disso, se você quiser complementar a dieta com produtos veganos industrializados e tecnológicos, saiba que o crescimento da demanda por produtos sem derivados de animais tem tornado esses produtos cada vez mais baratos.

Sempre que você quiser complementar a sua dieta e achar os produtos veganos ideais para o seu consumo, pode contar com o Portal Vegano!

9. Ser mais feliz

Uma pesquisa feita pelo Tracking Happiness com mais de 11.500 norte-americanos, descobriu que uma dieta baseada em vegetais e sem consumo de produtos de origem animal pode deixar as pessoas mais felizes.

Pessoas com dieta vegana eram 7% mais felizes do que as pessoas que comiam carne.

Já entre os onívoros, as pessoas que se sentiam mais felizes eram aquelas mais inclinadas a adotar uma dieta sem carne no futuro.

Este é mais um motivo para ser vegano e o melhor: não é achismo, é ciência!

10. Perda de peso

De acordo com um estudo publicado pelo Journal of the American College of Nutrition, ser vegano pode ajudar a perder peso.

Entre os participantes, aqueles que seguiram uma dieta livre de ingredientes animais perderam até duas vezes mais peso que os outros.

A média foi de 6 quilos por mês. Isso porque o cardápio dessas pessoas era mais nutritivo e foi necessário cortar extras como chocolate e sorvete, por exemplo.

Entretanto, vale ressaltar que não é preciso cortar totalmente algumas guloseimas da dieta, como o chocolate, por exemplo.

Hoje já existem chocolates veganos que priorizam a redução de gordura e de açúcar em sua composição, se tornando uma opção saudável para veganos que pretendem perder peso.

Você encontra chocolates e muitos outros produtos veganos no nosso site!

No Portal Vegano você encontra diversos produtos veganos. Roupas, alimentos, objetos de decoração, produtos terapêuticos, comida para pets e mais! Confira.

Não precisa de 10 motivos para ser vegano, basta um!

Clique para conferir um site completo com produtos veganos, mude seu padrão de consumo e seja feliz!

Conclusão

Agora você sabe que existem bons motivos para ser vegano!

Se você é acostumado a comer carne todos os dias, pode começar reduzindo o consumo aos poucos, como explicamos no texto “Segunda sem carne: como e por que aderir ao movimento”.

Além de beneficiar a causa animal compactuar com a crueldade animal, os motivos para ser vegano vão muito mais além e podem beneficiar o bolso, a saúde e até a nossa felicidade.

Ser vegano é mais do que manter uma dieta, é um estilo de vida que beneficia você e toda a população.

Se interessou pela alimentação vegana e pelo veganismo em geral? Aqui no blog do Portal Vegano já demos várias dicas de como aderir a esse estilo de vida incrível.

Por Millena Borges | Criado em: 17/09/2020 | Editado em: 16/10/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Técnica em Controle Ambiental e graduanda em Jornalismo. Vegetariana em transição para o veganismo.
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616