Chocolate vegano: receitas, marcas e onde comprar

Chocolate vegano: receitas, marcas e onde comprar

Encontrar chocolate vegano é mais fácil do que se imagina. Veja algumas dicas:
Existem diversas opções de chocolate vegano disponíveis no mercado. Conheça mais sobre essa delícia, quais as melhores marcas e onde comprar

Foto de Vie Studio no Pexels

 

Ser vegano não é abrir mão de comer as delícias que amamos, muito pelo contrário. Possuímos versões veganas perfeitas em sabor, textura e uso, como o chocolate vegano! 

Além da diversidade em sabores e formas (ele pode ser adquirido em barra, em gotas, em embalagens de 1kg, podem ser meio amargo, amargo, chocolate branco, chocolate preto etc), há uma variedade de marcas no mercado, como Tnuva, Gobeche, Zeromilk e Only4, por exemplo. 

 

Composição do chocolate vegano 

A composição do chocolate vegano pode variar de marca ou de sabor mas, geralmente, ele possui ingredientes como manteiga de cacau e/ou manteiga de amêndoas, leites vegetais, lecitina de girassol, cacau em pó e açúcar. 

Opções mais caseiras podem apresentar leite vegetal, óleo vegetal, cacau em pó e açúcar entre os ingredientes. 

 

Diferença  do chocolate vegano para o chocolate tradicional 

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

 

Existe uma espécie de senso comum acerca de alimentos veganos. Muitos acreditam que, por ser livre de ingredientes de origem animal, ele é mais saudável. Apesar de muitos alimentos veganos serem benéficos para a saúde, isso não é necessariamente correto. 

O chocolate vegano pode apresentar ingredientes como gordura vegetal hidrogenada, açúcar ou aditivos químicos que não são saudáveis, por exemplo. No entanto, existem diversas opções naturais no mercado, tudo varia de composição para composição. 

É importante lembrar que os chocolates tradicionais também podem apresentam esses ingredientes. 

Nesse caso, qual a diferença do chocolate vegano para o chocolate tradicional? Os componentes de origem vegetal. 

Geralmente, os chocolates tradicionais apresentam leite ou subprodutos do leite, no entanto, esse não é um componente necessário para dar sabor ao doce. 

Por que existem tantos chocolates com leite se não é necessário? Existem diversos fatores, mas pode-se dizer que a nossa cultura têm esses ingredientes - como o leite e seus subprodutos (como a gordura anidra do leite) - muito enraizados, o que faz com que esses sejam ingredientes comuns em diversos produtos, não somente no chocolate.  

Mas, caso você goste de chocolates “ao leite”, não se preocupe, existem chocolates veganos à base de leite vegetal que são super deliciosos. 

Outros ingredientes comuns do chocolate tradicional: 

- Mel 

- Glicerina

- Albumina 

 

Benefícios do chocolate vegano

Foto de Monstera no Pexels

 

O cacau possui antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a inflamação, podendo ajudar na prevenção de algumas doenças crônicas. 

O chocolate vegano também é uma opção mais sustentável: além de não compactuar com o sofrimento animal, seus ingredientes são menos agressivos para o meio ambiente, visto que somente para a produção de 250mL de leite, utiliza-se cerca de 255L de água. 

Além disso, dependendo da marca e da composição, ele pode ser mais natural, ser baixo em gordura, ser nutritivo, no entanto, isso varia de marca para marca. 

Para identificar se seu chocolate vegano é saudável, é simples: veja a quantidade de ingredientes. Quanto menos, melhor! Existem chocolates no mercado que são feitos apenas com massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar, por exemplo. 

 

Variações do chocolate vegano 

Como já mencionado, o chocolate vegano pode ser encontrado de diversas formas. Os principais sabores são meio amargo, amargo, chocolate branco, chocolate preto, chocolate ao leite vegetal, saborizado, crocante e até para uso culinário. 

Também é possível encontrá-los em formato de bombons, trufas, pastilhas, língua de gato, tabletinhos, ou os tradicionais em barra ou em gotas. 

 

Restrições alimentar