A Carne é Fraca: documentário brasileiro expõe a indústria da carne

O documentário "A carne é fraca" exibe os horrores do consumo da carne, assim como os impactos à saúde, aos animais e ao meio ambiente. Confira a dica! 
Compartilhar:
destrinchamos o documentário A Carne é Fraca, do Instituto Nina Rosa, que mostra os horrores que circundam a indústria agropecuária e o impacto dos mesmos
A carne é fraca: uma motivação para ver o mundo com outros olhos, mesmo ficando em casa

Aí vai outra dica de documentário para assistir durante o tempo livre ou durante o final de semana!

Essa é a continuação da lista de documentários interessantes, que compilamos com o intuito de instigar uma observação acerca da exploração animal, e fazer você refletir sobre os benefícios que o veganismo é capaz de proporcionar não somente na sua vida, mas na saúde do planeta em que habitamos.

Não esqueça de acessar a nossa loja para conferir todas as opções de produtos veganos e saudáveis que temos por lá!

capa do documentário A Carne é Fraca, criado pelo Instituto Nina Rosa

O filme indicado hoje chama-se "A Carne é Fraca". Esse documentário brasileiro foi realizado pelo Instituto Nina Rosa, uma ONG que incentiva a conscientização da defesa animal, do consumo sem crueldade e do vegetarianismo.

Criado no ano de 2005 e dirigido por Denise Gonçalves, o filme expõe os impactos do hábito de consumo carne - aparentemente inocente - à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente.

O objetivo não é o de converter pessoas para o vegetarianismo, mas de provocar discussões acerca da ética e da fiscalização vigentes no processo que leva a carne até a mesa do consumidor, tornando os consumidores mais conscientes e bem informados.

Conta-se toda a trajetória que um pedaço de carne faz desde o abatimento até chegar ao prato do consumidor, expondo fatos que não são amplamente divulgados sobre a indústria agropecuária.

Precisa-se ter consciência do que realmente ocorre por trás de um bife ou de um churrasco de domingo!

Quer mais dicas? Clique aqui para saber mais sobre o nosso manual do veganismo!

É extremamente interessante notar que o documentário conta com depoimentos excelentes, como dos jornalistas Washington Novaes e Dagomir Marquezi, além de grandes nomes como Christian Guy e João Meireles.

Aborda-se também a questão da degradação socioambiental e a contribuição da indústria para o desmatamento, que se intensifica cada vez mais no território brasileiro em decorrência das atividades agropecuárias.

O documentário traz excelentes reflexões sobre as consequências do consumo excessivo de produtos de origem animal e como a prática da pecuária está se complicando cada vez mais por causa do impacto ambiental negativo que ela produz.

Explicita-se, particularmente, o efeito da mesma nos recursos hídricos que, se em 2005 já era imenso, imagina atualmente!

No documentário, Christian Guy explica: a população de suínos, por exemplo, é equivalente a 45 milhões de humanos, mas seus dejetos são 8 vezes maiores do que uma pessoa produz por dia.

Os dejetos vão para os pequenos açudes e não recebem o tratamento adequado. Portanto, levam bactérias e vírus para essas águas. Essas bactérias acabam se infiltrando nos lençóis freáticos e chegam ao mar, sendo mais de 100 milhões de toneladas de resíduos por ano.

A água do planeta é comprometida pela pecuária, pontua diversos trechos do longa-metragem. João Meireles acrescenta: "o que o boi produz de estrume pode conter bactérias e outras substâncias que chegam até as águas de consumo humano."

Outro aspecto que é ressaltado é a maneira que os animais são tratados nas práticas pecuárias. Ao serem percebidos como produtos, os bichos perdem suas características de "seres vivos" e práticas humanizadas são descartadas em prol de lucros cada vez mais acentuados.

O documentário mostra, de forma crua e sem filtro, a realidade que ainda é negada e silenciada pela indústria, colocando-nos para pensar sobre a redução do consumo de carne no nosso cotidiano.

Mesmo tendo mais de 15 anos de vida, o documentário se mostra extremamente atual. Ainda enfrentamos problemas decorrentes do consumo excessivo de carne, como: questões com recursos hídricos, emissão de gases nocivos para a camada de ozônio e os impactos do desmatamento no equilíbrio do meio ambiente.

Percebemos que o vegetarianismo e o veganismo vão muito além de dietas. São filosofias que orientam estilos de vida, princípios éticos, e práticas sustentáveis tanto para a nossa saúde quanto para a do planeta terra.

“Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que nós não estamos contribuindo para o sofrimento deles.” Paul McCartney

O Portal Vegano é o primeiro e único marketplace do Brasil a reunir exclusivamente produtos veganos, portanto livre de crueldade animal, para pessoas sensíveis a esta causa e para pessoas com intolerância ou alergia a leite (APLV). Acesse o site para encontrar mais de 3.000 produtos e 150 lojas veganas.

Para assistir ao documentário, acesse o Instituto Nina Rosa

Por Isabela Dalmaso | Criado em: 25/08/2020 | Editado em: 22/06/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Bacharel em Direito defensora dos direitos animais, pós-graduanda em Alimentação Saudável e Empreendedorismo, vegetariana desde 2014 e artesã inventiva nas horas vagas.
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616