3 Jantares Veganos Para Elevar a Sua Noite

Para melhorar a sua semana, fizemos uma compilação das 3 receitas mais criativas de jantar vegano que estamos apaixonados por agora!
Compartilhar:
Está sem ideias de jantar vegano? Inspire-se com as nossas três receitas simples que vão agradar o paladar de qualquer um!
Vegetais cozidos em uma panela com molho e cogumelos
Reprodução: Natashas Kitchen

Somos alucinados por um bom jantar, especialmente por uma excelente janta vegana! Adoramos compartilhar esse momento com a família, ou aproveitá-lo sozinhos. É a nossa forma favorita de fechar o dia e se preparar para descansar.

Algumas receitas são mais elaboradas que outras, mas todas valem a pena experimentar. São formas diferentes de preparar comida vegana e adicionar variedade às suas receitas. Nós garantimos que você não vai se arrepender.

Essa lista vai desde um mexidão com as sobras da geladeira até uma bolonhesa de lentilhas excepcional. São receitas veganas fáceis e perfeitas para diversificar o seu cardápio!

Tem receita vegana para todos os gostos, habilidades culinárias, e ingredientes. Então, vamos lá?

O Mexidão Vegano

Essa é uma receita simples, que vai usar todos aqueles vegetais e legumes que você tem sobrando na sua geladeira. É fácil, muito rica em nutrientes, e rápida de fazer!

É aquela receita coringa para os dias de semana ocupados, e quando você simplesmente não tem tempo para cozinhar.

Ainda assim, ela é cheia de sabor e personalidade, e não exige muito esforço por parte do cozinheiro (é perfeita para quem mora sozinho, diga-se de passagem).

Ela é altamente adaptável - quase todos os ingredientes são substituíveis e você pode ir mudando os vegetais para criar novas versões!

E o melhor de tudo isso: é um prato que "limpa a geladeira". Você pode inventar o que quiser!

O legal mesmo é usar todas aquelas sobras que você tem na geladeira, e os vegetais que estão acumulando e envelhecendo. Cozinha sustentável é tudo!

Receita vegana simples e fácil: mexido de cogumelos e vegetais

Vegetais que amamos usar:

Repolho, cogumelos, aspargos, cebola, ervilhas, pimentão, abobrinha, abóbora, couve-flor, brócolis, batata doce, batata baroa, batata inglesa e cenoura

Quer mais dicas? Clique aqui para saber mais sobre o nosso manual do veganismo!

É lógico que você pode usar quaisquer vegetais que tiver na sua geladeira. Também certifique-se de ter arroz pronto antes de começar a receita.

Lembrando que dá pra adaptar todas as receitas de comida vegana para os não-veganos de plantão!

Quando estiver usando tofu, tenha certeza de secá-lo antes de utilizar, se não o mexido ficará muito aguado e ele não tomará forma.

Milho, pimentão, brócolis e cenoura cozidos para um jantar vegano fácil

Mexidão Vegano

Preparo: 10 minutos | Cozimento: 20 minutos | Total: 30 minutos

Categoria: Jantar

Ingredientes:

  • 400g de tofu
  • 4 colheres de sopa de óleo de coco (pode-se substituir por azeite de oliva, óleo deamendoim. ou Ghee)
  • 3 dentes de alho
  • 4 xícaras de vegetais picados da sua preferência
  • 1 xícara de ervilhas
  • 3 xícaras de arroz já pronto
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/4 de xícara de cebolinha

Modo de Preparo:

  1. Em uma frigideira grande, aqueça as duas colheres de óleo em fogo médio e cozinhe o tofu mexido (como ovos mexidos). Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve em um prato grande
  2. Na mesma frigideira, aqueça mais óleo em fogo médio e doure a cebola. Adicione o alho e deixe fritar por cerca de 2 minutos.
  3. Abaixe o fogo e adicione os vegetais. Adicione as ervilhas e mexa. Coloque os vegetais no prato do tofu.
  4. Coloque mais óleo na mesma frigideira. Adicione o arroz e espalhe-o. Aumente um pouco o fogo e deixe-o fritar levemente.
  5. Adicione de volta o tofu e os vegetais. Mexa bem para misturar. Tempere com o Shoyu, sal e pimenta do reino a gosto.
  6. Sirva!
Brócolis, champignon, milho, pimentão e cenoura em uma panela
Reprodução: Natasha's Kitchen

Escondidinho de Cogumelos

É o clássico escondidinho, só que na versão vegana! É perfeito para preparar com antecedência e ir comendo ao longo da semana.

Para dar um toque elegante, sirva em ramekins individuais. Vai impressionar seus convidados sem ter que ficar horas na boca do fogão.

Pode-se usar batata inglesa, baroa, ou doce! Cada uma trará um perfil diferente para o prato, e vale a pena testar todas!

Basicamente, consiste em um purê de batatas cremoso (também pode ser de abóbora, se essa for a sua preferência), organizado em camadas com vários vegetais e cogumelos diferentes!

Escondidinho vegano com purê de batata e recheado com champignon

Está procurando os ingredientes certos para suas receitas? Confira o nosso marketplace clicando aqui!

Algumas observações importantes:

  • O recheio pode ser feito com antecedência se desejar. Certifique-se de deixá-lo chegar à temperatura ambiente naturalmente antes de assar. Entretanto, fazer ele no mesmo dia garante uma massa mais leve e fofinha.
  • Em caso de emergência, pode deixar o escondidinho montado na geladeira e assar quando for consumir. Lembre-se de deixá-lo chegar à temperatura ambiente naturalmente antes de assar.
  • Caldo vegetal: use 3 xícaras de água e caldo knorr (ou o de sua preferência). Deixe ferver e adicione uma colher de sopa de pasta de missô.
  • Para elevar ainda mais esse prato, você pode selar os cogumelos na frigideira antes de usar eles na receita. Gosto de selá-los com azeite, um pouco de sal e pimenta. Cozinhe-os até soltarem líquido e deixe-os caramelizar um pouco. Reserve os cogumelos já prontos enquanto você faz o restante da receita, e incorpore-os novamente após adicionar o vinho branco seco.
  • Se você for servir para não-veganos, pode-se adicionar a carne de sua preferência na receita, basta incorporar a carne/frango já pronto junto com as ervilhas. Gostamos de fazer meio a meio aqui em casa, pois assim todos se sentem incluídos!
Purê de batata vegano cremoso servido em tigela com guarnição
Reprodução: Cyber Cook

Confira tudo o que você precisa saber sobre alimentação vegana pelo nosso guia!

Escondidinho de cogumelos vegano servido com guarnição de cebolinha

Escondidinho de Cogumelos

3-4 pessoas Preparo: 20 minutos | Cozimento: 50 minutos | Total: 70 minutos

Categoria: Jantar

Ingredientes:

Purê de batatas:
  • 2,5 kg de batatas (da sua preferência)

  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva

  • 1/2 xícara de iogurte vegano

  • 2 colheres de sopa de alho em pó

  • Sal e pimenta do reino a gosto

Recheio:
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola grande, picada
  • 900g de cogumelo (da sua preferência)
  • 1 1/2 xícaras de alho poró, picado
  • 1/2 xícara de cebolinha, picada
  • 1 1/2 xícaras de ervilha
  • 6 dentes de alho, picados
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Tomilho fresco
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 xícaras de caldo vegetal
  • 1/2 colher de sopa de mostarda Dijon

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno à 180ºc. Descasque as batatas e corte-as em quartos. Coloque em uma penal grande e cubra com água
  2. Adicione uma colher de sopa de sal na água. deixe ferver por cerca de 20-25 minutos (ou até as batatas ficarem macias).
  3. Reserva uma xícara da água das batatas e escorra-as
  4. Coloque as batatas de volta na panela e amasse-as com um amassador de batatas ou com um garfo.
  5. Adicione o azeite de oliva, o alho, o iogurte, e a pimenta do reino. Misture bem.
  6. Coloque 1/4 de xícara da água das batatas e bata com um batedor de ovos até ficar uma mistura cremosa e homogênea.

Para o recheio:

  1. Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Doure as cebolas e os cogumelos por cerca de 7-8 minutos.
  2. Adicione a cebolinha, a cenoura, o alho poró, o tomilho, o sal e a pimenta do reino. Mexa bem por cerca de 10 minutos, até a cenoura ficar al dente e os cogumelos chorarem água. Deixe o líquido evaporar.
  3. Coloque o vinho. Ajuste o fogo para temperatura média-baixa e deixe ferver até a cenoura ficar macia e o vinho tiver evaporado. Adicione as ervilhas.
  4. Adicione as 4 colheres de sopa de farinha de trigo, polvilhando-a por cima da mistura de forma mais ou menos uniforme. Mexa bem por cerca de 2 minutos para o trigo cozinhar.
  5. Incorpore a xícara de caldo vegetal, mexendo constantemente até o caldo engrossar. Depois, coloque o restante do caldo, uma xícara de cada vez, deixando-o engrossar aos poucos.
  6. Adicione a mostarda e desligue o fogo.
  7. Ajuste os temperos de acordo com o seu gosto.

Para a montagem:

  1. Coloque uma camada do purê de batatas no fundo de uma travessa de vidro. Cubra com o recheio.
  2. Coloque o restante do purê de batatas por cima. Adicione um fio de azeite por cima do purê e, se quiser, um pouco de queijo parmesão vegano.
  3. Leve para assar no forno pré-aquecido por cerca de 20-30 mintuos, até ficar borbulhando e dourado. Sirva com cebolinhas frescas por cima, ou um ramo de tomilho fresco como guarnição.

Bolonhesa de Lentilha

Essa bolonhesa vegana é um prato cheio de personalidade e muito sabor. Aquece nossos corações em dias frios, e é perfeita para comer sozinho ou dividir com quem você ama (mas tem que amar mesmo pra dividir essa divindade, viu?).

Sirva com seu macarrão favorito, ou com uma polenta fresca, e você terá uma refeição inesquecível. Também vai bem na sexta à noite, junto à uma sessão de Netflix.

Essa receita foi criada como um instrumento para acalentar o nosso espírito em dias nublados e cinzentos: tudo o que queríamos era algo para acompanhar nosso macarrão, pão sem glúten, ou polenta - e conseguimos!

Os ingredientes são simples, mas carregam uma complexidade de sabor incrível: as lentilhas são a base; a cebola e o alho conferem densidade no prato; a cenoura e o aipo trazem um elemento doce para balancear; o orégano e pasta de tomate providenciam uma riqueza inigualável; o vinho tinto é opcional - mas recomendado - e traz um elemento luxuoso ao prato.

Bolonhesa vegana de lentilha servida com massa

Notas importantes sobre o preparo

São oito etapas simples que precisam ser cumpridas para fazer esse prato sensacional. Primeiramente, refogamos a cebola e o alho no azeite de oliva para criar aquele tempero essencial.

Depois, adiciona-se a cenoura e o aipo, bem como o restante dos temperos, para que eles absorvam o sabor.

Colocamos a pasta de tomate e, logo em seguida, derramamos um pouco de vinho tinto na panela para cozinhar tudo.

Adiciona-se os tomates (e seus sucos, não se esqueça!) e as lentilhas. Aqui pode-se optar por colocar nozes raladas. O sabor fica intenso e fenomenal!

Deixe ferver, cubra, e cozinhe até as lentilhas ficarem no ponto (Cerca de 20-30 minutos). Tire a tampa e deixe secar um pouco do caldo.

Saboreie, ajuste os temperos conforme for necessário, e adicione o vinagre balsâmico a gosto. Sirva da forma que achar melhor!

Lembrete importante: quanto menores forem suas lentilhas, mais rapidamente elas vão cozinhar!

Bolonhesa de lentilhas vegana servida com massa vegana

Bolonhesa de Lentilhas

Preparo: 20 minutos | Cozimento: 40 minutos | Total: 60 minutos

Categoria: Jantar

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 cebola grande, picada
  • 1 1/2 xícaras de cenoura, picada
  • 1 1/2 xícaras de aipo, picado
  • 4-6 dentes de alho, picado
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de orégano ou tomilho fresco
  • 1/3 de xícara de pasta de tomate
  • Cerca de 1/4 de xícara de vinho tinto (da sua escolha)
  • 1 1/4 de xícara de lentilhas pequenas
  • 3 tomates médios, cortados em cubos
  • 3 1/2 xícaras de caldo vegetal
  • 3/4 de xícara de nozes raladas
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico

Modo de Preparo:

  1. Aqueça o azeite em uma panela grande. Adicione a cebola e deixa ela suar até ficar translúcida (cerca de 3 minutos)
  2. Diminua o fogo para médio e adicione o alho
  3. Incorpore a cenoura, o aipo, o sal, a pimenta do reino, e o orégano (ou tomilho). Deixe dourar por cerca de 7 a 8 minutos, mexendo sempre.
  4. Adicione a pasta de tomate, deixando ela dourar levemente na panela. Se quiser, adicione o vinho tinto e mexa.
  5. Depois que a maior parte do vinho já tive evaporado, adicione os tomates e seus sucos, e cozinhe por alguns minutos.
  6. Adicione a lentilha, o caldo vegetal, e as nozes. Deixe ferver e cubra. Abaixe o fogo e deixar cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos (ou até as lentilhas pegarem o ponto correto).
  7. Descubra a panela e continue cozinhando, até a maior parte do líquido ter evaporado. Adicione o vinagre balsâmico e ajuste os temperos ao seu gosto.
  8. Sirva!

Se você fizer qualquer uma dessas receitas, mande uma foto para a gente! Deixe o seu comentário! O que você achou? O que mudaria?

Se postar uma foto do seu prato cinematográfico (porque essas receitas sempre rendem belas fotos, sejamos honestos) no Instagram, marque a gente para participarmos desse momento também!

Por Portal Vegano | Criado em: 18/02/2022 | Editado em: 15/06/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Marketplace especializado em produtos veganos. Consumo consciente, com amor e compaixão
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616