Por que veganos não comem mel?

Por que veganos não comem mel?

Você sabia que veganos não comem mel? Pois é, o mel é de origem animal e importantíssimo para as abelhas. Saiba o motivo e como você pode substituí-lo em suas refeições 
O mel é produzido pelas abelhas e é de extrema importância para a sobrevivência delas. Saiba como substituí-lo:
Sabia que veganos não consomem mel? Entenda os motivos e aprenda como substituí-lo

No dia 20 de maio é comemorado o Dia Mundial das Abelhas! Esta data, celebrada desde o ano de 2018, foi proclamada pela ONU para enfatizar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável.

E que tal falar um pouquinho mais sobre a importância das abelhas e como é sua relação com o veganismo? Você sabia que veganos não comem mel?

Pessoas adeptas ao veganismo não consomem animais, tampouco produtos derivados destes seres! Como o mel é proveniente das abelhas, ele também entra para esta lista de produtos que os veganos não comem. 

Para o mel ser produzido, abelhas colhem o néctar das flores e, depois de passar por ações enzimáticas, tem-se o mel, que é depositado no interior da colmeia.

Curiosidade: a sociedade das abelhas é complexa e organizada! Cada uma delas, seja a abelha rainha, os zangões ou as operárias, possui seu devido papel e importância na colmeia.

Ocorre que, quando desejado, seja para aumentar a produção de mel e o lucro, há interferência humana na vida das abelhas como: matar a abelha rainha quando seu potencial produtivo está ruim, matar os zangões quando já atingiram seu objetivo e estão interferindo na produção do mel, entre outras atividades de manipulação das colmeias.

Essa prática é prejudicial, não só por privar as abelhas do seu próprio alimento, mas também por explorá-las a produzir mais e mais para satisfazer os consumidores e gerar lucro.

Mas e quem gosta de comer frutas com mel ou utilizá-lo em receitas, como substituir?  Uma das opções mais utilizadas é o melado de cana-de-açúcar. Além de ter a textura similar, o melado é rico em ferro e outros nutrientes! O néctar de coco também está entre as opções, assim como o mel de maçã, que pode ser feito em casa de forma rápida e prática!

Cabe lembrar que as abelhas possuem uma enorme importância em nossas vidas! Você sabia que são elas as responsáveis por polinizar 73% de todas as espécies vegetais do planeta? Isso mesmo! São muitos vegetais, frutas e plantas!
Portanto, vamos repensar nossos hábitos!

Que tal conferir um marketplace vegano com mais de 3.000 produtos e 150 lojas? Acesse o Portal Vegano para adquirir produtos livres de crueldade animal.


Fonte: Greenpeace BR

Por Isabela Dalmaso | Criado em: 25/08/2020 | Editado em: 16/09/2020
Isabela Dalmaso
Bacharel em Direito defensora dos direitos animais, pós-graduanda em Alimentação Saudável e Empreendedorismo, vegetariana desde 2014 e artesã inventiva nas horas vagas.
No Portal você encontra:
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
 (45) 9 9152-6684  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h