Bolo de Chocolate Vegano? Dois, Por Favor!

Essas duas receitas de bolo de chocolate vegano vão te deixar com água na boca! Já separa os ingredientes e prepara a sua cozinha para poder se deliciar com esse clássico repensado para veganos e pessoas APLV
Compartilhar:
Essas duas receitas de bolo de chocolate vegano vão te deixar com água na boca! São clássicos repensados, perfeitos para veganos e pessoas com APLV!
bolo de chocolate vegano com cobertura de chocolate cremosa
Reprodução: Love and Lemons

Um bom bolo de chocolate pode ser apreciado em praticamente qualquer ocasião especial: aniversários, formaturas, festas, e numa sexta-feira à noite, junto com uma sessão de Netflix!

Estes bolos de chocolate são deliciosos, úmidos e fofinhos, e ninguém adivinharia que são veganos! Trouxemos duas opções diferentes para se encaixar com os ingredientes que você prefere (ou que já estão guardados na sua despensa).

Só tínhamos uma regra para a seleção dessas duas receitas que vamos compartilhar com você hoje: tinham que ser simples!

Não queríamos saber de ovos de chia ou de substitutos malucos e extremamente específicos. Sem ingredientes fora do comum, sem etapas complicadas.

Queremos que todos sejam capazes de fazer isso a partir de ingredientes que já possuam em casa, ou que possam adquirir facilmente na nossa loja!

Quer mais dicas? Clique aqui para saber mais sobre o nosso manual do veganismo!

Bolo de chocolate vegano

Bolo de chocolate, com cobertura de chocolate cremosa! Parece um sonho, né? Mas prometemos que é real! Nessa receita, não utilizamos o tradicional purê de maçã para substituir os ovos. Esse bolo é denso e molhado, e a umidade dele vem da mistura de leite de amêndoas e azeite extra virgem!

Fatias de bolo de chocolate vegano cortadas em quadrados e servidas

Reprodução: Love and Lemons

Você sabe o que é aromaterapia? Confira o nosso artigo sobre o tema clicando aqui!

A melhor parte? A cobertura é saborosa e tem um sabor único. O segredo é que ela é preparada com batata doce cozida! Sério! Mas não se preocupe, porque não tem como sentir o gosto da batata doce! Em todas as garfadas, você vai se deliciar com um bolo de chocolate vegano rico e saboroso.

É úmido e delicioso, com um rico sabor de chocolate meio amargo. Coberto por uma maravilhosa cobertura de chocolate vegana, é uma sobremesa que todos vão adorar - sejam eles veganos, pessoas com APLV, ou não!

Esse bolo de chocolate vegano tem um sabor decadente, mas é secretamente saudável. Aqui estão os ingredientes necessários para fazê-lo:

  1. Farinha de trigo - se quiser usar uma farinha integral, não vai interferir nas proporções e vai deixar o bolo ainda mais saudável! Não se preocupe, ele continuará úmido e fofinho.
  2. Cacau em pó - é daqui que vem o rico sabor de chocolate! Usamos o cacau 100%, mas pode ser substituído pela porcentagem de sua preferência.
  3. Bicarbonato de sódio e vinagre de maçã - ajudam a levantar o bolo
  4. Leite de amêndoas - pode ser substituído por qualquer leite não lácteo que você goste. Leite de soja ou leite de aveia também funcionaria aqui.
  5. Xarope de bordo - pode ser substituído por mel. Em vez de usar açúcar branco refinado, adoçamos a maior parte das nossas receitas com adoçantes naturais
  6. Azeite de oliva extra-virgem - para umidade e riqueza
  7. Extrato de canela e baunilha - realçam o sabor do bolo de chocolate
  8. Sal marinho - para unir todos os sabores e ressaltar ainda mais o sabor do cacau!

Congelando o seu bolo de chocolate vegano

O verdadeiro segredo saudável desta receita está na cobertura com batata doce. Apesar de sua textura cremosa e sabor rico, ela não é feita com açúcar em pó ou manteiga vegana. Ao invés disso, usamos batata doce cozida! 

Bolo de chocolate vegano, sem lactose, com cobertura de chocolate meio-amargo

Reprodução: Love and Lemons

Cruelty free: entenda o conceito e a sua importância clicando no nosso artigo por aqui!

Ao misturar a cobertura, o calor da batata-doce derrete as lascas de chocolate em um purê suave que é acabado com óleo de coco e cacau em pó. Embora possa parecer decadente, esta cobertura realmente recebe sua textura deliciosa da batata doce!

É claro, se você preferir a cobertura de baunilha no seu bolo, também pode ficar sensacional! Tem uma boa receita aqui no nosso bolo de aniversário vegano. 

Confira tudo o que você precisa saber sobre alimentação vegana pelo nosso guia!

Variações da receita

Você pode fazer essa receita de bolo de chocolate vegano de três maneiras diferentes:

  1. Em uma forma quadrada para poucas pessoas (receita original)
  2. Como um bolo de camadas. Essa alternativa é ótima para aniversários! Basta dobrar a receita e assar a massa em duas formas redondas. Adoro essa variação para festas e ocasiões especiais!
  3. Como um bolo em forma retangular, que é servido diretamente na forma. Não quer se incomodar com camadas, mas quer servir um público grande? Dobre a receita abaixo e asse em uma forma retangular grande! Cubra com a cobertura e está pronto para servir! 

10 porções | Preparo: 30 minutos | Cozimento: 1H30 minutos | Total: 2 horas

Categoria: Sobremesa

Ingredientes:

Para a cobertura de chocolate e batata-doce:

  • 1 batata doce grande (3/4 de xícara de batata doce amassada)
  • 1/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de chocolate vegano picado (usamos meio-amargo)
  • 2 colheres de cacau em pó 100%
  • 1 pitada de sal (usamos o sal marinho)

Para o bolo de chocolate:

  • 1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de cacau em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal (usamos o sal marinho)
  • 1/4 de colher de chá de canela em pó
  • 1 xícara de leite de amêndoas
  • 3/4 de xícara de xarope de bordo ou mel ou agave
  • 1/4 de xícara de azeite extra-virgem
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Modo de Preparo:

Para o bolo:

  1. Comece fazendo a cobertura: pré-aqueça o forno a 200ºC. Com um garfo, fure a batata doce e coloque ela na assadeira para assar até ficar macia (cerca de 60 minutos). Deixe ela esfriar levemente. Bata ela no processador. Junte o chocolate picado, o cacau em pó, o óleo de coco e o sal. O calor da batata doce deve derreter o chocolate picado.
  2. Faça o bolo: reduza o forno à 180º e unte e enfarinhe uma forma média (usamos uma forma quadrada, como mostrado na foto)
  3. Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela. Na mesma tigela, adicione o leite de amêndoas, o xarope de bordo, o azeite extra-virgem, o vinagre de maçã, e a baunilha. Mexa bem, até ficar uma massa homogênea e brilhante.
  4. Despeje a massa na assadeira e leve para assar por 25-30 minutos, mais ou menos. Espete um palito no centro do bolo, se ele sair limpo, está pronto. Deixe esfriar completamente.
  5. Gentilmente libere os lados do bolo com uma faca. Remova da assadeira e deixe esfriar. Cubra com a cobertura e sirva.

Bolo de chocolate vegano com frutas vermelhas

Este bolo é feito em uma tigela, e em menos de uma hora! Estamos falando sério! Você pode até mesmo fazer a sua cobertura na mesma tigela que você usou para o bolo. É simplicidade ao máximo! Os ingredientes são muito simples, e consideravelmente mais saudáveis do que os que encontramos na maior parte dos bolos de chocolate.

Bolo de chocolate vegano servido com frutas vermelhas
Reprodução: Pick Up Limes

O óleo de coco substitui o óleo vegetal ou de canola. Reduzimos o óleo com a adição de purê de maçã. O açúcar de cana substitui o açúcar refinado, e a única manteiga (vegana) está na cobertura.

Tem curiosidade sobre os suplementos veganos? Escrevemos em detalhes sobre eles aqui: confira!

Então, como fica o sabor? Assim como um bolo de chocolate deve ser: macio, úmido, chocolatudo, decadente, doce, generosamente servido com cobertura de chocolate e frutas vermelhas deliciosas. Bônus: combina muito com um copo de leite de amêndoas!

Preparo do bolo de chocolate vegano simples e rápido

Reprodução: Pick Up Limes

Se você for como eu, o bolo de chocolate (ou qualquer bolo, na realidade) merece uma grande bola de sorvete servido ao seu lado. Sorvete derretendo e se misturando com uma grossa fatia de bolo de chocolate com cobertura e frutas vermelhas - será que encontrei o paraíso? Acho que não tem como ficar muito melhor do que isso, né?

Para os apreciadores mais modestos dessa sobremesa decadente, basta acompanhá-lo com um copo de leite de amêndoas para apreciar esse sonho de chocolate vegano. Aproveite do jeito que achar melhor!

Notas importantes sobre a receita

Testamos a substituição do purê de maçã por purê de abóbora, e ele acabou tornando o bolo um pouco mais denso. Denso demais para o meu gosto, vale enfatizar.

O purê de maçãs cumpre seu papel perfeitamente, e é por isso que recomendamos ele nesse caso específico acima dos outros purês.

Massa vegana para bolo de chocolate sem lácteos fácil
Reprodução: Pick Up Limes

Se você quiser dobrar a receita, use 4 formas para um bolo de 4 camadas. Se quiser cortar a receita pela metade, utilize uma forma para um bolo sem camadas.

Esse bolo pode ser preparado com antecedência (sem cobertura) e congelado por até 3 meses no freezer. Preparar a cobertura e decorar logo antes de servir, sempre.

Esse bolo simples é uma excelente receita para manter na manga, pois nunca se sabe: a qualquer momento você pode precisar fazer um bolo rápido e delicioso de chocolate. Sem a necessidade de usar ingredientes loucos ou ovos de chia, a receita não vai te decepcionar.

E o melhor? Ele pode ser facilmente personalizado, e criar sabores diferentes usando a sua imaginação e o seu gosto pessoal não será difícil. Os não-veganos também o adoram, então você sabe que ele realmente é muito gostoso!

Tem gosto de bolo de chocolate clássico porque ele é justamente isso! Ao contrário de muitas outras receitas de bolos veganos, este não requer um único ingrediente especial, que não encontramos na maioria das receitas de bolos de chocolate tradicionais, como ovos de chia, abacate, ou feijão preto. Nada contra, inclusive usamos esses ingredientes em várias outras receitas! Mas, aqui, queríamos simplificar ao máximo para atender às mais diversas demandas! 

O bicarbonato de sódio é o que ajuda o bolo a ficar fofinho e crescer, e o purê de maçã une todos os ingredientes substituindo os ovos, mantendo o bolo delicioso e úmido. 

Sabores diferentes

  1. Bolo de chocolate com coco: adicione coco ralado na massa e na cobertura, e adicione coco ralado para decorar também!
  2. Bolo de chocolate com "nutella": coloque, em cada camada, manteiga de avelã com chocolate para complementar ainda mais a riqueza do bolo!
  3. Bolo de chocolate no estilo alemão: adicione uma cobertura de caramelo caseira ou comprada em loja, misturada com nozes pecã picadas e coco queimado
  4. Floresta negra vegana: adicionar geleia de cereja entre as camadas e cereja em calda para decorar!
  5. Bolo de chocolate mocha vegano: adicione uma colher de café instantâneo à cobertura de chocolate
  6. Chocolate e pasta de amendoim: use manteiga de amendoim no lugar do óleo. Cubra com cobertura de chocolate batida com meia xícara de manteiga de amendoim.

Decoração e etc

Deixe o bolo esfriar completamente antes de decorar. Depois, leve à geladeira. Não é necessário, mas se você puder esperar, recomendo deixar o bolo passar a noite gelando, e comer somente no dia seguinte. O sabor ficará mais rico e acentuado depois de dormir na geladeira.

Quando estiver pronto para decorar, contorne as laterais das formas dos bolos com uma faca, depois inverta o bolo em dois pratos. Cubra o bolo de baixo, recheie, e depois coloque a camada de cima. Gosto de guardar os restos na geladeira para ficarem frescos, especialmente se estiverem cobertos com frutas vermelhas, que são perecíveis.

Pode ser guardado por até uma semana na geladeira, mas também pode ser armazenado em temperatura ambiente por um ou dois dias, se preferir.

10 porções | Preparo: 15 minutos | Cozimento: 30 minutos | Total: 45 minutos

Categoria: Sobremesa

Ingredientes:

Para a cobertura:

  • 1 xícara de manteiga vegana (em temperatura ambiente)
  • 2 1/3 - 3 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 2/3 de xícara de cacau em pó 100%
  • 1/4 de xícara de chocolate meio amargo vegano (derretido)
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1/4 de xícara de leite de amêndoas
  • Frutas vermelhas frescas sortidas

Para o bolo de chocolate:

  • 1 1/2 xícaras de leite de amêndoas
  • 2colheres de chá de vinagre de maçã
  • 2/3 xícara de óleo de coco derretido
  • 11/2 xícara de café coado (forte)
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 1/4 xícaras de purê de maçã
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícaras de açúcar refinado
  • 1 xícara de cacau em pó
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe duas formas redondas (pode-se enfarinhar com cacau em pó para o bolo não ficar branco por fora).
  2. Misture o leite de amêndoas e o vinagre em uma tigela grande de batedeira. Deixe ativar por alguns minutos. Adicione o óleo, o café, o extrato de baunilha, e o purê de maçã e leve para a batedeira até espumar.
  3. Adicione o trigo, o açúcar, o cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento, e uma pitada de sal na peneira, e peneire por cima dos ingredientes líquidos enquanto bate aos poucos. Bata até ficar homogêneo.
  4. Divida a massa entre as duas formas ou uma forma retangular grande. Leve para assar por cerca de 25-40 minutos, ou até um palito inserido no meio da massa saia limpo.
  5. Deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar.
  6. Enquanto o bolo esfria, faça a cobertura: bata todos os ingredientes na batedeira até ficar uma mistura leve e fofinha, adicionando o açúcar de confeiteiro aos poucos até atingir a consistência e doçura desejadas. Se ficar muito grosso, adicione mais leite de amêndoas. Se ficar muito fino, adicione mais cacau em pó e açúcar de confeiteiro.
  7. Quando o bolo estiver frio, desenforme e cubra coma cobertura, adicionando uma camada grossa entre as duas camadas.
  8. Coloque as frutas vermelhas entre as camadas e por cima, para decorar. Sirva com sorvete vegano, uma calda de caramelo, chantilly de leite de coco vegano, ou simplesmente um copo de leite de amêndoas.
Por Portal Vegano | Criado em: 01/06/2022 | Editado em: 14/06/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Marketplace especializado em produtos veganos. Consumo consciente, com amor e compaixão
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616