Dia mundial do veganismo: saiba tudo sobre a data e como contribuir!
Você sabia que o Dia Mundial do Veganismo está chegando?
A data é comemorada em 1º de novembro e é um dia para celebrar o veganismo e conscientizar as pessoas sobre os benefícios de um estilo de vida vegano.
E quem é vegano sabe que o assunto é rodeado de mitos. Por exemplo, algumas pessoas assumem que os veganos só comem salada e a dieta é pobre e sem variedade. No entanto, isso não poderia estar mais longe da verdade!
As deliciosas receitas veganas estão cada vez mais criativas e opções é o que não falta.
Portanto, essa data comemorativa serve também para desmistificar o assunto e colocá-lo em pauta.
Quer saber mais sobre o Dia Mundial do Veganismo e sobre este estilo de vida? Então continue a leitura!
Como surgiu o dia mundial do veganismo?
O Dia Mundial do Veganismo foi criado no ano de 1994, por Louise Wallis, presidente da The Vegan Society.
Além de marcar presença no calendário mundial e incentivar muitas pessoas a conhecer o movimento, a criação também foi uma forma de celebrar o 50º aniversário da fundação.
50 anos antes era o momento que ocorria a criação dos termos “vegano” e “veganismo”.
Isso porque algumas pessoas que faziam parte da Associação Vegetariana na Inglaterra não concordavam com vários pontos e, por isso, resolveram se separar e criar outro movimento que conversasse mais com as ideias deles.
Hoje a Vegan Society é responsável pela certificação de mais de 22.000 produtos e serviços em todo o mundo.
Quando se comemora o dia mundial do veganismo?
O Dia Mundial do Veganismo é comemorado em 1º de novembro em todo o mundo.
O que se comemora no dia mundial do veganismo?
A história evoluiu e hoje se comemora muito mais do que o aniversário da Vegan Society – que já não era pouca coisa.
Atualmente, é possível comemorar o quanto o movimento tem crescido no mundo, o surgimento de novas marcas e opções veganas e o quanto o movimento tem contribuído com o planeta e com a causa animal.
Além de comemorar, o Dia Mundial do Veganismo também é sobre conscientização e de mostrar o quanto o movimento é importante no Brasil e no mundo.
Qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?
Embora, tanto vegetarianos quanto veganos se abstenham de comer carne, existem algumas diferenças importantes entre esses dois grupos.
Para começar, os vegetarianos geralmente permitem o consumo de laticínios e ovos, enquanto os veganos não.
Além disso, os vegetarianos também podem comer mel, enquanto os veganos não consomem nenhum produto de origem animal.
A principal diferença entre esses dois grupos, na questão alimentar, é que os veganos têm uma dieta mais restrita do que os vegetarianos.
Por exemplo, um vegano pode comer apenas alimentos à base de plantas, como folhas, frutas, grãos e legumes, enquanto um vegetariano também pode incluir laticínios e ovos em sua dieta.
Mas as diferenças vão além da dieta. Veja só!
O veganismo vai muito além da questão alimentar
O veganismo é mais do que apenas uma dieta, é uma filosofia que rejeita o uso de animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito.
Afinal, os animais têm os mesmos direitos que os humanos e é moralmente errado explorá-los para nosso próprio benefício.
É por isso que os veganos não comem ovos ou mel, por exemplo, e não utilizam quaisquer produtos que tenham sido testados em animais.
Os veganos são cruelty free e isso se reflete em todas as áreas da sua vida, não apenas na alimentação.
Como é o veganismo no Brasil?
De acordo com a última pesquisa do Ibope no Brasil o número de vegetarianos está crescendo no país. Quase 14% da população brasileira se declara vegetariana.
E apesar de a pesquisa não especificar exatamente quanto por cento da população é vegana, o consumo de produtos veganos tem crescido no país e muitas marcas surgiram com esse propósito.
O trabalho de influenciadores veganos também merece ser destacado e tem ajudado na luta diária pelo veganismo.
E esses são mais alguns motivos pelos quais é preciso comemorar o Dia do Veganismo no país!
Qual a importância do veganismo?
Adotar um estilo de vida vegano é uma das coisas mais eficazes que um indivíduo pode fazer para reduzir seu impacto no meio ambiente.
A pecuária é um dos principais contribuintes para as emissões de gases de efeito estufa, poluição da água e desmatamento.
De fato, as Nações Unidas recomendaram que as pessoas reduzam o consumo de produtos de origem animal para ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Embora se tornar vegano possa parecer uma tarefa assustadora, não precisa ser tudo ou nada.
Pequenas ações, grandes mudanças
Comece reduzindo lentamente a ingestão de carne e laticínios e substitua os produtos de origem animal por alternativas veganas.
Mudar radicalmente pode ser difícil, mas começe aos poucos aderindo, por exemplo, ao movimento Segunda Sem Carne e depois aumentando o período sem carne para outros dias da semana.
Você também pode optar por comprar maquiagens, roupas, produtos de limpeza e higiene veganos. Já existe muita variedade de marcas e produtos no mercado.
Conte com o Portal Vegano
E um dos locais onde você pode encontrar tudo isso é no Portal Vegano!
O marketplace reúne milhares de marcas e produtos nas mais diversas áreas. Desde alimentos, produtos de limpeza, maquiagens, roupas, produtos terapêuticos, produtos para os pets… e muito mais!
O objetivo é facilitar a vida e a escolha das pessoas por produtos veganos. Por isso, se você quer dar o primeiro passo em direção ao veganismo, você vai amar o Portal Vegano.
Acesse agora mesmo e comemore o Dia do Veganismo da maneira certa!
Conclusão
Agora que você já sabe mais sobre o Dia Mundial do Veganismo e sobre o estilo de vida vegano, não deixe de pensar sobre o movimento e de tentar reduzir o consumo de carne da sua dieta.
Você não apenas estará ajudando o planeta, mas também estará melhorando sua própria saúde.
Lembre-se também que o veganismo tem sido associado a taxas mais baixas de doenças cardíacas, obesidade e câncer. Então, por que não tentar, não é mesmo?
Além disso, se você já é vegano ou apenas curioso sobre o que se trata, lembre-se de comemorar o Dia Mundial do Veganismo em 1º de novembro!