Alimentação Plant Based: Como funciona e suas vantagens

A alimentação plant based vem crescendo no Brasil e no mundo. Neste artigo, explicamos para você quais são os motivos. Acompanhe!
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A alimentação plant based vem crescendo no Brasil e no mundo. Neste artigo, explicamos para você quais são os motivos. Acompanhe!

como é uma alimentação

A alimentação plant based vem crescendo no Brasil e no mundo. Suas vantagens vão desde o baixo impacto ambiental até a prevenção de inúmeras doenças ao nosso organismo.

O consumo tem como base a filosofia Whole Food Plant-Based Diet, que é considerado um estilo de vida e uma mudança radical nos hábitos alimentares, pois consiste em uma alimentação saudável e natural, reduzindo os industrializados.

E aí, quer saber mais sobre o assunto e entender como aderir à este modelo de alimentação? Então, vem com a gente!

O que é a alimentação plant based

Uma alimentação plant based, ou baseada em plantas, se caracteriza pela busca de alimentos naturais e frescos.

Alimentos minimamente processados podem entrar no cardápio, mas os industrializados e as proteínas animais ficam definitivamente fora do prato.

Quem busca este tipo de alimentação, também está muito focado em buscar uma alimentação saudável, por isso, ovos, laticínios e carnes não são recomendados, assim como, o processamento dos alimentos.

Ao mesmo tempo, também existe uma preocupação com o meio ambiente, com a natureza e com sustentabilidade.

De acordo com o International Weekly Journal of Science, a adoção de hábitos plant based reduziria as emissões de gases do efeito estufa em até 250 vezes e o consumo de água em 60%.

Como funciona uma alimentação plant based?

Alimentação Plant Based

A alimentação plant-based é baseada em alimentos integrais e in natura.

- Grãos integrais: arroz integral, cevada, aveia em flocos, trigo sarraceno, etc.;

- Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas;

- Frutas: maçã, banana, melancia, morango, laranja, kiwi, abacate…

- Legumes: couve-flor, brócolis, tomate;

- Verduras: alface, agrião, rúcula;

- Leguminosas: grão de bico, ervilha, feijão, soja;

- Chás e sucos naturais e cafés descafeinados;

- Cogumelos, temperos naturais, tofu, leite vegetal.

Alguns desses alimentos podem ser encontrados de forma industrializada, como o leite, por exemplo. 

Mas a preferência, neste tipo de dieta, é que os alimentos sejam o mais natural possível, já que a busca pelo saudável é uma prioridade.

Leia também: Como ter uma horta em casa: dicas para iniciantes

Qual a diferença entre alimentação plant based e vegana?

Na alimentação vegana a maior preocupação é em não comer alimentos de origem animal, como carne, ovo e leite.

Mesmo que entre veganos predomine uma alimentação mais saudável e natural, ainda existe o consumo de alimentos industrializados.

Inclusive, existe uma infinidade de produtos industrializados e veganos dos mais diversos tipos, seja biscoitos, chocolates, chips, entre outros.

Já na filosofia plant based, a maior preocupação é a de comer alimentos em sua forma natural e saudável.

A preparação dos alimentos em casa é muito comum e, muitas vezes, não há nem mesmo uma grande transformação das hortaliças, que são ingeridas prioritariamente crus.

Quais são as vantagens de uma alimentação plant based?

Uma dieta natural, como é a plant based, é responsável por reduzir as inflamações do intestino, além de aumentar a resposta imunológica contra diversas doenças.

Isso porque a alimentação plant based é rica em nutrientes, fibras vitaminas e minerais que são essenciais para uma vida mais saudável.

Uma pesquisa do Journal of American College of Cardiology divulgou que as pessoas que adotaram uma dieta à base de plantas tiveram menos riscos de desenvolver doenças cardíacas.

De acordo com a pesquisa, alguns alimentos saudáveis ingeridos durante o processo de pesquisa foram: grãos integrais, frutas, legumes, nozes, óleos, chá, etc.

A Revista de Cardiologia Geriátrica publicou que dietas à base de plantas também são benéficas para os diabéticos. O estudo demonstrou que a dieta não apenas pode proteger os diabéticos tipo 2 do desenvolvimento de doenças renais, como também ajudar a reverter a doença.

Pesquisas também mostram que pessoas que seguiram uma dieta baseada em plantas tinham pressão arterial mais baixa do que aquelas que seguiram dietas onívoras.

A alimentação é a base de uma vida saudável, por isso, a melhor maneira de obter nutrientes protetores do câncer, incluindo fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, é comer uma dieta rica em alimentos como frutas, grãos, feijões, nozes, sementes, etc.

Quem diz isso é o Instituto Americano de Pesquisa do Câncer

São muitos benefícios, não é mesmo?

Como seguir uma alimentação plant based?

cardápio Plant Based

Para seguir esse modelo de alimentação, é importante ter uma fonte para comprar alimentos naturais e aproveitar a grande variedade disponível.

Não é difícil encontrar, basta procurar por frequentar feiras, hortifrutis e supermercados.

Procure dar preferência para alimentos orgânicos e sem agrotóxicos e, além disso, sempre que possível aproveite a integralidade do alimento. Raízes, caules, folhas, tudo é aproveitado no plant based.

A plano alimentar plant based precisa ser bem equilibrado para que o organismo obtenha todos os nutrientes necessários, por isso, a consulta com um nutricionista também é importante.

- Produtos plant based

Falamos acima que a dieta baseada em planta preza pelo natural, certo?

E é por isso que também existem os produtos plant based, que são 100% de origem vegetal!

Ou seja, conservantes, corantes e diversos outros produtos presentes na indústria são substituídos por substâncias naturais e que não fazem mal à saúde.

Bacana, não é mesmo?

Dessa forma é possível englobar a saudabilidade dos produtos, a valorização aos alimentos oferecidos pela natureza e ainda aumentar o cardápio de alimentos que você pode acrescentar na sua dieta.

Sabe onde encontrar esses produtos? Aqui No Portal Vegano!

Somos um marketplace especializado em Produtos Veganos, mas por aqui você também vai encontrar muitos produtos naturais, perfeitos para você!

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Conclusão

Uma alimentação baseada em plantas faz bem à saúde e ao planeta e não é à toa que a procura por ela tem crescido nos últimos anos.

Ela exige uma mudança profunda de hábitos, focando na alimentação natural.

E quando pensamos em natural, nos vem à mente que deveria ser uma alimentação facilitada, mas em um mundo super globalizado e industrializado, é difícil fugir da industrialização.

Por isso, aderir ao plant based exige uma mudança de hábitos, mas também promete uma mudança de vida para melhor.

E aí, você também é adepto dessa dieta?

Por Portal Vegano | Criado em: 12/07/2022 | Editado em: 11/08/2022
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