Terráqueos: Conheça o documentário que levou milhares ao veganismo

O documentário Terráqueos, narrado por Joaquin Phoenix, é responsável por mudar a vida de várias pessoas ao comparar a espécie humana com as outras
Compartilhar:
O documentário Terráqueos, narrado por Joaquin Phoenix, é responsável por mudar a vida de várias pessoas ao discutir a crueldade presente no cotidiano das
Terráqueos: abra seus olhos. Conheça o documentário que levou milhares ao veganismo

Que tal outra dica de documentário para assistir durante o tempo livre ou final de semana para te ajudar a considerar o veganismo?

Vai fazer uma sessão de cinema em casa? Confira a nossa seleção de produtos veganos para completar a sua noite com lanches saudáveis e nutritivos!

Como já comentamos, estamos compartilhando alguns documentários interessantes para você passar o tempo e observar um pouco mais de perto a exploração animal e os benefícios que o veganismo é capaz de proporcionar na vida de todos, sem sair de casa

Confira aqui nossos 7 motivos para aderir ao veganismo ou ao vegetarianismo!

“Terráqueos - faça a conexão” é o documentário a ser indicado hoje.

O documentário norte-americano, escrito e dirigido por Shaun Monson, é narrado pelo ator Joaquin Phoenix, vencedor do Oscar de 2020 (Joker, 2019). Criado no ano de 2005, conta sobre como é extrema a dependência que os seres humanos possuem em relação aos animais em diversos âmbitos da vida, como na alimentação, vestuário, entretenimento, experimentos científicos e para obter animais de estimação.

O documentário provoca diversas reflexões sobre a crueldade que essa dependência causa para os animais.

Segunda sem carne: como e por que aderir ao movimento? Clique aqui para saber mais!

O mais interessante é que a obra, em sua completude, foi filmada com câmeras escondidas nas maiores indústrias animais do mundo, revelando intimamente as práticas cotidianas das mesmas. Foram observadas fábricas de filhotes, abrigos animais, indústrias de esportes e entretenimento, comércio de couro e de pele, e ambientes científicos de pesquisa, entre muitos outros.

Comprova-se que as indústrias, não importa quais sejam, dependem totalmente dos animais para obter lucro, e não se incomodam de aplicar métodos cruéis e antiéticos para obtê-lo.

O filme é completo, abordando inicialmente os preceitos filosóficos do Especismo, realizando comparações que mostram-no análogo ao racismo e ao sexismo. Também realiza uma análise das maneiras que os animais são explorados pela espécie humana, como: entretenimento, vestuário, alimentação, experimentos científicos, entre outros.

O embasamento filosófico que o diretor traz, em conjunto com as imagens fortes que denunciam crueldades presentes no cotidiano de cada indústria.

Muitos espectadores relatam que nunca imaginaram que a indústria fosse tão cruel. Muitos haverão de se conscientizar sobre as práticas malignas que circundam o consumo de produtos derivados de animais.

Leia mais sobre a exploração animal nas indústrias de cosméticos clicando aqui!

A obra traz desconforto para quem a assiste. E o propósito central de Monson, inclusive, e se mostra como uma reação natural advinda de laços empáticos que o espectador cria com os animais.

O desconforto permite a mudança de mentalidade, e possibilita que enxerguemos a realidade por trás dos nossos hábitos de consumo.

O autor quis suscitar um fortalecimento desse laço empático pelos animais, e nos colocar na posição de cúmplices da existência desse mercado que se fundamenta na exploração dos "terráqueos não humanos''.

Existe uma frase no filme, proferida por Phoenix, que sintetiza bem esse sentimento: "se todos tivessem que matar os animais com as próprias mãos para consumir carne, provavelmente muito mais pessoas se tornariam vegetarianas."

Independente do local, da indústria, ou do seu nível de consciência acerca do assunto, sempre estaremos nos deparando com animais sentenciados a uma vida breve e dolorosa, ou uma vida longa de servidão cruel.

Muitos amenizam essa realidade com o pensamento de que os seres humanos desenvolveram um intelecto superior, e por isso adquirimos o direito de usar os terráqueos não humanos para atender às nossas necessidades.

Essa violência se perpetua pela ignorância da população, que não se importa com a procedência daquilo que consomem.

Confira aqui 6 maneiras de ajudar os animais!

“Nós chegamos como senhores da Terra, com estranhos poderes de terror e misericórdia. O ser humano devia amar os animais como o experiente ama o inocente, e como o forte ama o vulnerável. E quando somos tocados pelo sofrimento dos animais, aquele sentimento fala bem de nós, mesmo se o ignoramos {...}" afirma Joaquin Phoenix, com uma fala derivada da peça de Shakespeare "O Rei Lear".

Quer assistir o documentário? Acesse clicando aqui!

Sendo um dos mais conhecidos do gênero e responsável por mudar a vida de inúmeras pessoas, o documentário apresenta imagens de lugares, como laboratórios e criadouros, para mostrar como é horrível o sofrimento causado aos animais. O ser humano precisa ter consciência sobre suas escolhas e ações e estar apto a mudá-las quando necessário!

O Portal Vegano é o primeiro e único marketplace do Brasil a reunir exclusivamente produtos veganos, portanto livre de crueldade animal, para pessoas sensíveis a esta causa e para pessoas com intolerância à lactose ou alergia a leite - APLV. Acesse o site para encontrar mais de 3.000 produtos e 150 lojas veganas.

Por Isabela Dalmaso | Criado em: 25/08/2020 | Editado em: 25/06/2022
Siga o Portal Vegano:

Sobre

Bacharel em Direito defensora dos direitos animais, pós-graduanda em Alimentação Saudável e Empreendedorismo, vegetariana desde 2014 e artesã inventiva nas horas vagas.
Receba nossas novidades e promoções
Ofertas
Cadastre-se para receber as novidades e compre com descontos!
Atendimento
  Clientes (45) 9974-0951   Lojistas (45) 9133-9685  sac@portalvegano.com.br  Seg à Sex: 08h às 12h - 14h às 18h
Portal Vegano Portal de Internet LTDA | CNPJ: 30.952.846/0001-92 Rua Antonio Francisco de Matos, 294, Porto Belo, Foz do Iguaçu-PR | CEP 85867-616